Conexão Amazônica
DESTAQUEEMPREGOS e OPORTUNIDADES

Oportunidades em alta para profissionais de nível técnico no Amazonas

Publicidade

Nesta segunda-feira (23) é celebrado o Dia Nacional do Profissional de Nível Técnico no Brasil. Os técnicos são essenciais para o mercado de trabalho, para o empreendedorismo e para o desenvolvimento do país. No Amazonas, a demanda por esses profissionais tem crescido significativamente, impulsionada por diversos setores estratégicos.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Zona Franca de Manaus, por exemplo, que já contava com mais de 112 mil empregos diretos no início de 2024, continua a expandir oportunidades, especialmente na área de logística, um setor crucial para a movimentação de mercadorias na região, que sofre com desafios como a limitação dos modais de transporte e condições climáticas adversas.

Publicidade

Além disso, a crescente importância de setores tecnológicos, como a automação industrial e a inteligência artificial, também está impulsionando a demanda por técnicos especializados em informática e eletrônica, que se tornam cada vez mais essenciais em indústrias como a do Polo Industrial de Manaus.

“E as áreas de saúde e estética têm sido aquecidas pela possibilidade de anúncio de concursos públicos ou até mesmo aqueles que sonham em empreender”, explica Elaine Saldanha, presidente do Grupo Literatus, instituição que, ao longo de 33 anos, já formou mais de 45 mil profissionais de nível técnico no Amazonas.

Ela enfatiza que, entre as vantagens da formação técnica, está a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, visto que as capacitações têm menor duração quando comparadas a uma graduação superior.

“E, durante o curso técnico, o aluno desenvolve diversas competências que hoje são essenciais, como a criatividade, a flexibilidade, a proatividade, a competência em solucionar problemas e a postura empreendedora. Por isso, este profissional segue entre os mais demandados no mercado de trabalho”, destacou a presidente do Literatus.

O domínio de outro idioma e experiência na função também são diferenciais, para aqueles que almejam uma vaga em multinacionais, por exemplo. Entretanto, Elaine aponta que quem está entrando agora no mercado de trabalho também tem conseguido conquistar seu espaço, já que as empresas gostam de apostar e moldar novos talentos.

O Centro de Ensino Literatus tem se tornado um dos maiores parceiros do PIM, através do encaminhamento de estágio técnicos e formação de mão de obra qualificada no programa Melhor Aprendiz, que oferece a chance para jovens sem experiência conseguirem entrar no mercado de trabalho.

Publicidade

Leia mais

Defesa apresentará plano definitivo de apoio aos Yanomami

elayne

Sesc Amazonas e projeto Drive-Thru Ambiental arrecadam materiais recicláveis na unidade Centro

elayne

Prefeitura de Manaus instala nova ecobarreira no bairro Alvorada

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais