Conexão Amazônica
CIDADES

Com apoio da Sepror, ‘Programa de Redução de Desperdício nas Feiras’ arrecada 31 toneladas de alimentos em 7 meses

Publicidade

Programa conta com a parceria do Programa Mesa Brasil do Sesc

O “Programa de Redução de Desperdício nas Feiras”, executado pela Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) de março a setembro de 2019, visa a redução de desperdício de alimentos, garante segurança alimentar à população em vulnerabilidade social e contribui para a erradicação da pobreza, através do recolhimento dos produtos nas feiras de Manaus e a distribuição para instituições cadastradas.

Atualmente, três feiras participam do programa: a Feira da Banana, a Feira da Manaus Moderna e a Feira de Produtos Regionais da ADS, do Shopping Ponta Negra, e de onde saem, semanalmente, aproximadamente 1 tonelada de legumes, frutas e verduras.

Publicidade

Os alimentos arrecadados são armazenados nos caminhões do Programa Mesa Brasil e encaminhados para o Balneário do Sesc, na aonstantinopla, Campos Elíseos, onde é feita a triagem e a distribuição.

“Com o apoio do Sesc, conseguimos fazer a triagem dos produtos arrecadados, que, a partir daí, são distribuídos para 65 instituições do banco de dados do Programa Mesa Brasil. Vale lembrar que todo ano é aberto o edital para que novas instituições possam se cadastrar”, lembrou Carlos Henrique, coordenador do projeto e servidor da Sepror.

Casa do Migrante Jacamim – Atendendo cerca de 280 pessoas em situação de vulnerabilidade, a Casa do Migrante Jacamim, localizada na avenida Mário Ypiranga, Flores, recebeu, no último dia 10 de outubro, aproximadamente 580 quilos de alimentos, entre verduras e hortaliças, através do Programa.

Para a diretora do abrigo, Soraia Araújo, a captação desses alimentos é muito importante, pois ajuda a combater a fome de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Esta entrega causou um impacto muito positivo e coincidiu de termos nesta mesma semana a doação de peixes. Então, aproveitamos para montar um cardápio adaptado ao alimento recebido. Para nós, essa também é uma oportunidade de cuidar da saúde deles, com maior qualidade, já que precisam tanto de apoio nutricional”, declarou Soraia.

ODS – O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que a redução de desperdício faz parte do Plano Safra Amazonas e é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das nações Unidas (ONU), visando garantir soberania alimentar.

“Estamos alinhados e trabalhando para erradicar a fome e as desigualdades sociais no Amazonas”, destacou Petrucio Magalhães Junior.

FOTOS: ARQUIVO/SEPROR

Publicidade

Leia mais

Em seis meses, prefeitura leva proteção social a milhares de famílias

elayne

Prefeitura realiza ação conjunta na zona Leste de Manaus

elayne

Franceses protestam contra novas medidas sanitárias anticovid

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais