Conquista foi garantida pelos atletas da UniNilton Lins, Elivaldo Feitosa, Dante Villacorta, Matheus Martins e Eduardo Trovão
Um ouro, uma prata e dois bronzes. Esse foi o saldo dos atletas de wrestling da delegação amazonense na 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). A competição, que está sendo realizada na capital federal, é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e reúne cerca de sete mil participantes de todo o Brasil.
Após disputar três lutas duras, o acadêmico do quinto período de Educação Física da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), Elivaldo Feitosa, garantiu o mais alto lugar do pódio na categoria -74kg, estilo livre. Para ele, a preparação foi a chave para mais um resultado positivo em sua carreira.
“Esse ano foi de bastantes sacrifícios, mas também de muitas conquistas, graças a Deus. Treinei e me dediquei ao máximo para garantir esse ouro e encerrar o calendário de competições da CBDU com 100% de aproveitamento e consegui”, destacou o atleta.
Nas disputas, Elivaldo venceu adversários dos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. A final, contra o Rio de Janeiro, foi decidida após um duelo acirrado, que finalizou com o placar de 10 a 9 para o Amazonas.
Em 2024, o atleta participou de três competições pela CBDU, onde garantiu três medalhas para a conta, sendo dois ouros e uma prata. A primeira conquista foi no JUBs Praia, realizado no Rio de Janeiro, seguido do Mundial Universitário, onde foi vice-campeão na modalidade beach wrestling. Agora, com o ouro na etapa final do JUBs, Elivaldo falou ainda da importância do apoio recebido para participar dos jogos.
“Vida de atleta não é fácil e todos os dias corremos atrás de parceiros para nos ajudar a investir em nossos sonhos. Agradeço a todos aqueles que confiam no meu trabalho, à UniNilton Lins por acreditar em nosso potencial e à Faud, por nos permitir competir em um evento tão importante quanto o JUBs”, destacou.
Estreia – Com apenas 19 anos, o lutador Ronal Dante Villacorta estreou na competição com o pé direito. Disputando a categoria -87kg, estilo greco-romano, o atleta garantiu a medalha de prata no wrestling.
“Estou muito feliz por essa conquista. É a primeira vez que participo do JUBs e achei uma competição de alto nível. Fiz lutas duríssimas, mas graças a Deus consegui subir no pódio representando o meu estado”, afirmou.
Estudante do segundo período de Engenharia Civil da UniNilton Lins, Villacorta venceu adversários de Alagoas e da Paraíba. A final foi disputada contra o atleta do Mato Grosso do Sul.
“Participar do JUBs e poder levar uma medalha para casa é uma sensação inesquecível. A competição é excelente em todos os sentidos e só posso agradecer pela oportunidade. Ano que vem tem mais e irei voltar mais forte para garantir o ouro e uma vaga no Mundial”, ressaltou.
Bronze – Os veteranos da UniNilton Lins, Matheus Martins e Eduardo Trovão, também garantiram um lugar no pódio e faturaram medalhas de bronze na competição.
Lutando na categoria -67kg, estilo greco-romano, Matheus Martins realizou quatro lutas até conquistar o pódio. O atleta venceu oponentes do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.
Já o lutador Eduardo Trovão, da categoria -86kg, estilo livre, fez três lutas até o bronze, vencendo adversários do Ceará e Sergipe.
Fotos: Divulgação / Faud