Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Afya Itacoatiara promove ações de saúde, educação ambiental e alimentação saudável, nas escolas públicas do município

Publicidade

A Afya Faculdades de Ciências Médicas de Itacoatiara promoveu, ao longo do mês de outubro, uma série de ações de saúde, educação ambiental e conscientização sobre alimentação saudável em escolas públicas do município. As atividades são parte de projetos de extensão desenvolvidos por acadêmicos do 1º período, e uma das iniciativas será voltada aos funcionários da Secretaria de Limpeza Pública de Itacoatiara. A estimativa é de que cerca de 200 pessoas sejam alcançadas.

Segundo a coordenadora dos projetos, professora Raylane Gomes, as atividades de extensão são fundamentais para a formação dos alunos de Medicina. “Os projetos oferecem uma ponte entre a teoria acadêmica e a prática profissional, ao envolverem os estudantes em atividades voltadas para a comunidade”, explica.

Publicidade

Os acadêmicos envolvidos no Projeto Alimentação Saudável realizaram uma atividade na Escola Municipal Nilda Vinhote, no bairro Prainha, com foco em orientar crianças de 5 a 9 anos sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos. A professora Raylane Gomes ressalta a relevância da conscientização desde cedo. “Os alimentos jogados fora são responsáveis por cerca de 10% das emissões de gases de efeito estufa. Menos desperdício significa preservação do meio ambiente, maior disponibilidade de alimentos e aumento da produtividade e rentabilidade tanto para produtores quanto para consumidores”, afirma.

A programação do mês também contou com o Projeto Educação Ambiental, que foi realizado com o mesmo público de 5 a 9 anos, desta vez na Escola Municipal Chibly Calil Abrahim, no bairro Mamoud Amed. A ação abordou a importância do tratamento adequado da água, como forma de prevenir a transmissão de doenças causadas por bactérias e vírus, como cólera, leptospirose e hepatite A.

O acadêmico Jobson Carlos Bezerra, que participa do projeto de Educação Ambiental, reforça que as atividades de projetos de extensão ajudam a colocar o conhecimento em prática e conectam os futuros profissionais com as comunidades. “Eles nos oferecem uma visão integrada e prática de saúde, permitem desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe, que são essenciais para a clínica e, também, incentivam o pensamento preventivo à promoção da saúde”, relata.

As atividades encerraram nesta terça-feira (29) com o Projeto Queimadas, destinado aos estudantes do Campus Itacoatiara do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A ação levou orientações sobre os impactos das queimadas na saúde e no meio ambiente. “Durante a ação, discutimos os diversos prejuízos que as queimadas causam à saúde, como problemas respiratórios, além de seus impactos ambientais”, destaca a professora Raylane Gomes.

Publicidade

Leia mais

Casal vai comemorar bodas de pérola ao som do Só Pra Contrariar’

Daly Ruiz

Inspirado nas tradicionais festas mexicanas, atração de Halloween “Mundo dos Mortos” estreia no Amazonas Shopping

elayne

HPS João Lúcio procura familiares de paciente que está internado na unidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais