Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Roberto Cidade incentiva o reaproveitamento de resíduos sólidos por meio da campanha ‘Lixo Zero’

Publicidade

Entusiasta das iniciativas que buscam diminuir os impactos sobre o meio ambiente, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), é autor da Lei que estabelece a “Semana Lixo Zero”. A campanha tem o objetivo de despertar nos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a consciência sobre o descarte correto de materiais que podem ser reaproveitados, conforme o que preconiza a Lei nº 5.414/2021, que incluiu o evento no calendário de atividades socioambientais do Amazonas.

“Precisamos, cada vez mais, implementar políticas públicas específicas e abrangentes sobre o descarte correto do lixo produzido pela população. Somente com a promoção de práticas sustentáveis será possível reduzir a geração de resíduos e dar a nossa contribuição para um futuro melhor e mais habitável. A gente precisa trabalhar a questão ambiental com a população e começar cedo com os pequenos é a melhor alternativa”, afirmou o deputado presidente da Aleam.

Publicidade

A campanha “Semana Lixo Zero” visa à promoção de políticas públicas conscientes e voltadas à gestão adequada dos resíduos sólidos, além de incentivar a sociedade a refletir sobre a relevância da gestão dos resíduos e o fomento de ações sustentáveis. Uma das atividades promovidas durante a campanha deste ano foi a doação das tampinhas de plástico arrecadadas por meio do programa “Tampinha Legal”, coordenada pela Comissão de Saúde e Previdência e a Diretoria de Assistência Social. 

As tampinhas arrecadadas no decorrer de 2024 foram repassadas ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), que transforma a doação em recursos para apoio às mulheres atendidas pela instituição. “A promoção da economia circular e solidária é uma estratégia vital para o desenvolvimento sustentável. A reutilização de materiais, a reciclagem e a inclusão social por meio da criação de oportunidades de emprego nas áreas de gestão de resíduos são aspectos essenciais para reduzir o impacto ambiental e promover a equidade social”, explicou a diretora de Assistência da Aleam, Karla Estald.

‘Semana Lixo Zero’

A “Semana Lixo Zero” já existe em mais de 200 cidades brasileiras. A iniciativa faz parte de uma corrente de responsabilidade social e ambiental, com a redução da geração de lixo e o reaproveitamento máximo dos resíduos.

Conforme dados do Ambientebrasil, as latas de alumínio demoram de 200 a 500 anos para se decomporem, os plásticos até 450 anos e o vidro tem tempo indeterminado, mas seus impactos são duradouros.

Foto – Rodrigo Brelaz

Publicidade

Leia mais

Após ficar nervoso com aproximação da polícia, adolescente é apreendido com drogas

elayne

Câmara aprova regime de urgência para votação do PL das fake news

elayne

Banco Central começa a receber propostas para segunda fase do Drex

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais