Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

DPE-AM participa de reunião em Brasília para destinar recursos federais para procedimentos cardíacos no Amazonas

Publicidade

Valor a ser destinado por meio de emenda parlamentar para Hospital Francisca Mendes é suficiente para realizar mais de mil cateterismos e 400 angioplastias; Núcleo de Defesa da Saúde tem atuado para garantir manutenção dos serviços prestados pelo hospital

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Saúde (Nudesa), participou de uma reunião na segunda-feira (11), em Brasília, com representantes da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e o senador Plínio Valério para tratar sobre oferta de serviços pelo Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), que é a unidade referência em cardiologia no Estado.

Segundo o coordenador do Nudesa, defensor público Arlindo Gonçalves, que participou da reunião, a DPE-AM tem atuado junto ao Estado para garantir manutenção dos serviços prestados pelo hospital, assegurando o atendimento especializado aos pacientes cardiopatas. “Identificamos a necessidade de aquisição de insumos, bem como a aquisição de uma nova máquina de hemodinâmica. Diante destas necessidades, temos feito reuniões com a SES na busca de soluções”, disse.

“Estivemos no gabinete em Manaus do senador Plínio Valério, a fim de sensibilizá-lo quanto à necessidade de encaminhamentos de verbas ao hospital. O resultado da reunião foi positivo, pois o senador se comprometeu a realizar um repasse, via emenda parlamentar, de R$ 1,2 milhão, que deverá ser utilizado para custear procedimentos realizados pelo Francisca Mendes”, explicou.

O valor é suficiente para a realização de mais mil cateterismos e 400 angioplastias, a mesma quantidade de procedimentos garantidas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em agosto deste ano entre a DPE-AM e o Estado.

Sobre os procedimentos

O cateterismo cardíaco é um exame pelo qual é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais do órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias (doenças do coração).

A angioplastia, por sua vez, é uma técnica que visa desobstruir artérias estreitas ou bloqueadas.

Texto: Fernanda Moutinho

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Confira as vagas de emprego oferecidas pela prefeitura nesta quarta-feira,22/12

elayne

Fundação Cecon divulga resultado do Paic 2021/2022

elayne

Policiais da Base Arpão fazem transporte emergencial de mulher em trabalho de parto

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais