Conexão Amazônica
GERAL

Realizado pela FCecon, Pan-Amazônico tem anais publicados em revista científica do Inca

Publicidade

Os anais do 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia estão publicados na Revista Brasileira de Cancerologia 2020, do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O evento é realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), reunindo a cada dois anos, em Manaus, pesquisadores de todo o Brasil e sendo considerado o maior evento na região Norte sobre o teOs anais do 5º Pan-Amazônico 2019, que contou com a participação de 1.500 participantes e 228 palestrantes, foram publicados em edição especial da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC), do Inca, disponível desde terça-feira (19/05) no link https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1048/625. O periódico divulga conhecimento sobre o câncer, colaborando para a troca de experiência entre profissionais e pesquisadores do Brasil e do mundo.

Na avalição da diretora de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon), Kátia Luz Torres, o evento alcançou visibilidade no meio científico, com a publicação dos anais. “Essa publicação é uma conquista que o Congresso Pan-Amazônico de Oncologia obteve. Essa quinta edição foi brindada, por conseguirmos alcançar essa visibilidade nacional e internacional, com uma edição especial da Revista Brasileira de Cancerologia. Assim, foi possível, em mais de 120 páginas, retratarmos o sucesso que foi esse evento”, afirma Torres.

Os anais do congresso reúnem toda a programação científica executada, assim como os resumos de mais de 90 trabalhos científicos apresentados no evento. A oportunidade é de mostrar o que é feito na região, destaca a enfermeira Ellen Albuquerque, que coordenou e presidiu a comissão de trabalhos científicos do Pan.

“A publicação dos anais na RBC é importante por dar mais visibilidade aos trabalhos apresentados no evento. É uma forma de divulgar principalmente os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na região Norte, já que a grande maioria dos trabalhos submetidos no evento são da nossa região”, diz Albuquerque.

Estímulo – A publicação na revista científica do Inca estimula a participação de novos pesquisadores nas próximas edições do congresso, que tem grande participação do corpo clínico da FCecon e de outras instituições de oncologia da região.

“A divulgação científica através da publicação de resumos em anais de congressos é de extrema relevância para os currículos de pesquisadores. Ter o trabalho publicado em uma revista de grande visibilidade, como a Revista Brasileira de Cancerologia (RBC), gera bastante prestígio aos autores, contribuindo, inclusive, com uma boa avaliação em processos seletivos de mestrado e doutorado, caso os mesmos optem por seguir na carreira acadêmico-científica”, disse a pesquisadora da FCecon, Sthéfanny Mendes, que parabenizou todos os alunos que expuseram seus trabalhos no 5º Congresso Pan-Amazônico.

Congresso – O 5º Pan-Amazônico de Oncologia ocorreu em setembro de 2019 e teve a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de outras instituições e empresas.

A próxima edição do Pan-Amazônico será em novembro de 2021, e a FCecon já iniciou as tratativas para o congresso. A meta é novamente reunir estudantes e profissionais de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Biologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia, Serviço Social e demais campos de interesse em oncologia.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom

Publicidade

Leia mais

ANS decide se teste para covid-19 é procedimento obrigatório de planos

elayne

Emprego na construção é o maior para setembro nos últimos oito anos

elayne

W&G Folia abre temporada de Carnaval em Manaus

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais