Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

UNINORTE realiza evento para pais e cuidadores de crianças com TEA

Publicidade

O evento oferece acolhimento, palestras e orientação realizada por especialistas da área 

No próximo dia 29 de março, das 9h às 11h, a UNINORTE Djalma Batista, realiza um evento transformador. O ‘Dia Ser: Cuidando dos Cuidadores”, promovido pelo Núcleo de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (NATEA), tem como objetivo acolher e oferecer suporte para mães, pais e cuidadores de crianças autistas, proporcionando uma manhã de cuidados, orientação e acesso a serviços gratuitos e especializados.

O evento, totalmente gratuito e aberto ao público, pretende não apenas dar visibilidade a questões que envolvem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também fornecer apoio direto a quem dedica seu tempo e esforço para cuidar desses pequenos. Durante o Dia Ser, diversos serviços são oferecidos, incluindo atendimentos psicoterapêuticos, orientação jurídica e apoio especializado nas Clínicas-Escola da Instituição de Ensino Superior.

O que é o NATEA?

O NATEA, que integra o projeto da Cultura Ubíqua, é um núcleo focado no acolhimento e suporte de pessoas com TEA e seus familiares. Inserido em um hub colaborativo, promove ações multidisciplinares, contando com a colaboração de profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, terapeutas e advogados, para gerar conteúdos educativos, apoio emocional e serviços de alta qualidade. Sua missão é contribuir para o bem-estar de pessoas com autismo, proporcionando o atendimento especializado e necessário para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.

O Dia Ser tem como principal objetivo promover o bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e de seus familiares, proporcionando um espaço de orientação e acolhimento. O evento é uma oportunidade para pais e cuidadores receberem informações importantes sobre o TEA, além de terem acesso a cuidados e serviços que podem fazer toda a diferença em seu dia a dia. A proposta é também aliviar as demandas emocionais e psicológicas dos cuidadores, proporcionando momentos de acolhimento e suporte, muitas vezes essenciais para quem lida com os desafios cotidianos dessa jornada.

Os participantes têm acesso a uma série de serviços gratuitos, incluindo:

  • Acolhimento psicológico: atendimento especializado para apoiar o emocional dos pais e cuidadores;
  • Orientação jurídica: informações importantes sobre os direitos e benefícios das pessoas com TEA e seus familiares;
  • Avaliação psicotécnica: exames e avaliações que visam entender melhor as necessidades de cada pessoa com autismo;
  • Atendimento psicoterapêutico: sessões de terapia voltadas para ajudar na gestão emocional de quem cuida de crianças com TEA. 

O evento, além de proporcionar uma manhã de cuidados, reforça a importância de um acolhimento mais humanizado. “Convidamos não apenas famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista, mas também toda a comunidade a participar. Este dia tem como premissa criar uma rede de apoio, compartilhando informações, experiências e, principalmente, promovendo a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com autismo”, afirma a coordenadora do curso de Psicologia da UNINORTE, Edvania Oliveira.

“No Dia Ser: Cuidando dos Cuidadores, todos são bem-vindos a participar dessa importante jornada de acolhimento e fortalecimento de laços. Isso é fundamental para um mundo mais empático e compreensivo para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, conclui a coordenadora.

Serviço:

  • Dia Ser: Cuidando dos Cuidadores
  • Data: 29 de março;
  • Horário: 09h às 11h;
  • Local: UNINORTE Djalma Batista;
  • Entrada: Gratuita.
Publicidade

Leia mais

Polícia Militar do Amazonas prende em flagrante homem com entorpecentes, após denúncia

Elaine Marques

Prefeitura orienta tutores de animais a evitarem faltar aos serviços de castração agendados no CCZ

Elaine Marques

Covid-19: ministério muda protocolo de atendimento em posto de saúde

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais