Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Documentário sobre arte circense chega às escolas públicas de Manaus com sessões e rodas de conversa 

Publicidade

Depois de estrear no Casarão de Ideias, o documentário Estradas e Rastros inicia sua circulação por escolas da rede pública de Manaus, levando a magia do circo, a força da ancestralidade e a potência da arte como resistência diretamente para adolescentes da capital amazonense. As exibições acontecem nos dias 14 e 16 de abril, nas escolas estaduais Maria de Lourdes Rodrigues Arruda e Prof. Francisco das Chagas Souza de Albuquerque, com entrada gratuita e roda de conversa com artistas envolvidos na obra.

Dirigido por Teffy Rojas, malabarista e palhaça venezuelana radicada em Manaus, o curta-metragem é um registro poético da cena circense da cidade e da trajetória de artistas que entrelaçam corpo, território e identidade. A narrativa acompanha um poeta andarilho que percorre espaços urbanos em busca de artistas encantados – malabaristas e acrobatas que transformam o cotidiano em espetáculo e memória.

A nova etapa do projeto tem como foco a formação de público jovem e o fortalecimento da relação entre arte e educação. Para a produção do filme, exibir o documentário nas escolas representa uma oportunidade de apresentar aos estudantes o universo do circo e as histórias por trás das performances.

“A expectativa da gente levar o documentário para a escola é exatamente fazer com que essa nova geração, que não conhece a magia do circo ou de quem trabalha com circo, possa ter uma proximidade com essa vivência e despertar neles esse interesse. Fazer com que eles entendam que, mesmo quando você vê uma performance muito bonita de algum artista, existe uma história por trás daquela performance”, explica a produtora do projeto, Jaqueline Ferreira.

A programação inclui exibição do documentário e rodas de conversa com a presença de artistas que integram o elenco. A primeira exibição deve alcançar cerca de 250 estudantes, enquanto a segunda atenderá aproximadamente 150 adolescentes, proporcionando um encontro entre arte, juventude e escuta.

“Ele não é só um equilibrista, ele não é só um palhaço, ele não é só um artista de circo — tem uma história, uma formação e algo que faz com que ele chegue ali. Nós estamos com uma expectativa muito boa, felizes por ter conseguido fechar essas escolas e pelo interesse dos professores em criar um debate em cima desse assunto”, completa a produtora.

Exibições do documentário “Estradas e Rastros” em escolas públicas de Manaus

14 de abril (domingo), 9h

Escola Estadual de Tempo Integral Maria de Lourdes Rodrigues Arruda

Rua Tomas Antônio Gonzaga, s/n – Conjunto Promorar, Alvorada 2, Manaus – AM

16 de abril (terça-feira), 15h

Escola Estadual Prof. Francisco das Chagas Souza de Albuquerque

Av. Joaquim Nabuco, 1159 – Centro, Manaus – AM

Entrada gratuita

Estradas e Rastros conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital nº 01/2023 – Lei Paulo Gustavo.

Publicidade

Leia mais

Amazonas Shopping prepara Black Friday, com descontos e brindes

Daly Ruiz

Conheça o Dia do Pão: alimento presente na mesa dos brasileiros

Daly Ruiz

Dia da Saudade é comemorado em 30 de janeiro

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais