Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Adjuto Afonso reforça apoio ao interior em evento de lançamento dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio

Publicidade
O evento marcou o início da implantação dos GCIPs em 16 municípios do interior do estado
 
 
Na tarde desta terça-feira (13/05), o deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), 1° vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), participou do evento oficial de lançamento dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), promovido pelo Governo do Estado do Amazonas.

A cerimônia, conduzida pelo governador Wilson Lima (União Brasil), contou com presença do deputado Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Aleam; do deputado federal Silas Câmara (Republicanos); do vereador Diego Afonso (Uniao Brasil); autoridades da segurança pública, e de prefeitos do interior do interior como Gamaliel Andrade, de Tapaua, e Gerlando Lopes, de Labrea, da Calha do Purus. Além disso, o prefeito Frank Barros, de Boca do Acre, estava representado no evento.

A solenidade marcou o início da implantação dos GCIPs em 16 municípios do interior do estado, reforçando a política de prevenção e combate a incêndios florestais e desastres ambientais.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e as prefeituras municipais, e visa ampliar a presença do Corpo de Bombeiros nas regiões mais vulneráveis a incêndios e eventos climáticos extremos.

Durante o evento, foram entregues 17 viaturas Auto Bomba Florestais (ABF), além de pick-ups, uma ambulância e equipamentos especializados para fortalecer a atuação da corporação. Adjuto Afonso destacou a importância da iniciativa, especialmente diante dos desafios ambientais enfrentados pela população do interior.

“Estamos dando um passo fundamental para proteger vidas, o meio ambiente e o patrimônio dos amazonenses. Esses investimentos são estratégicos para garantir uma resposta rápida e eficaz às emergências, principalmente nas áreas mais distantes da capital”, afirmou o parlamentar.

Foram contemplados os municípios de Boca do Acre, Apuí, Autazes, Atalaia do Norte, Barcelos, Careiro Castanho, Coari, Envira, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã e Tapauá, escolhidos com base em critérios como demanda operacional, população e localização geográfica.

“Estamos investindo em tecnologia, exemplo disso, temos um drone de combate aos incêndios. Isso é proteção maior para os nossos bombeiros, qualidade e agilidade nesse combate. Isso exige determinação e coragem do nosso governo, e isso nós temos” afirmou o governador Wilson Lima.

Com a criação dos GCIPs, o número de municípios com bases fixas do Corpo de Bombeiros passará de 11 para 27, ampliando significativamente a cobertura e a capacidade de resposta das equipes de resgate e combate a incêndios.

 
FOTO: Ney Xavier 
Publicidade

Leia mais

PC-AM, em conjunto com a PF, prende mulher por tráfico de drogas no porto de Santo Antônio do Içá

elayne

Prefeitura de Manaus recolhe 255 toneladas de lixo após festas de Réveillon

elayne

Ensaios gerais do 26º Festival de Cirandas de Manacapuru têm início nesta segunda-feira no Parque do Ingá

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais