Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Defensoria do Amazonas reforça atuação no interior com nova frota de veículos do Plano Nacional ‘Defensoria em Todos os Cantos’

Publicidade
DPE-AM recebeu sete veículos do Ministério da Justiça, fruto de emenda parlamentar do deputado Amom Mandel, que irão ampliar o acesso à justiça em comunidades rurais e de difícil acesso
Baixe aqui sonoras e imagens de apoio: https://bit.ly/3ZCpzMb
A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) recebeu, nesta segunda-feira (26), sete veículos do Plano Nacional “Defensoria em Todos os Cantos”, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os carros foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Amom Mandel ao Orçamento da União.
A cerimônia de entrega dos veículos e das chaves foi realizada na sede administrativa, em Manaus, e contou com a presença do diretor de Promoção de Acesso à Justiça da Secretaria de Acesso à Justiça, do MJSP, representando a secretária Sheila de Carvalho e o ministro Ricardo Lewandowski.
O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, avaliou o momento como histórico para a DPE-AM. “Essa é a primeira emenda federal que é concretizada para a Defensoria do Amazonas. Deixou de ser uma ideia e virou algo concreto, que são esses seis veículos que vão para o interior e um veículo administrativo para a capital”, observou.
Rafael Barbosa afirmou que população interiorana vai ser diretamente beneficiada com a entrega dos veículos. “A preocupação da Defensoria do Amazonas hoje é que o interior tenha a mesma qualidade de atendimento que a capital”, completou.
O diretor de Promoção de Acesso à Justiça da Secretaria de Acesso à Justiça do MJSP, Pedro Martinez, ressaltou que a nova frota é parte do Plano Nacional “Defensoria em Todos os Cantos”, que tem o objetivo de ampliar o acesso à justiça em todo o Brasil a partir da expansão dos serviços da Defensoria Pública. “Os veículos vão ser utilizados para atendimentos itinerantes da Defensoria por todo o Estado do Amazonas”, disse.
O diretor ressaltou o pioneirismo do “Defensoria em Todos os Cantos”. De acordo com ele, é a primeira vez que o Executivo Federal trata como central os investimentos e a construção de políticas públicas com as Defensorias.
“Entendemos que a Defensoria Pública é a principal porta de entrada para aquelas pessoas que mais precisam, que estão em maior situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesse contexto, a Defensoria é uma instituição de qualidade e que luta pelos direitos desses cidadãos. Então, por isso, nós queremos levar a Defensoria para todos os cantos, para fazer valer o que a Constituição Federal prega: que a Defensoria Pública esteja presente em todas as comarcas”, disse.
O deputado Amom Mandel destacou a importância da DPE-AM para que a população mais vulnerável tenha garantia de direitos e acesso à justiça. “A entrega desses carros significa trazer esses direitos até você, cidadão, fazer com que quando você não tiver ali como levar o seu familiar do interior do Amazonas para a UTI em Manaus, o defensor possa ir até a sua comunidade e possa atendê-lo efetivamente. Essas são as pessoas que vão fazer com que você tenha os seus direitos respeitados”, observou.
“É esse o papel da Defensoria Pública do Amazonas e por isso que hoje nós estamos entregando esses recursos parlamentares por meio das emendas”, concluiu o deputado.
Localidades beneficiadas
Foram beneficiados com os veículos os polos da Defensoria do Amazonas com maior demanda de atendimentos em comunidades localizadas em ramais e estradas vicinais.
Seis caminhonetes modelo Nissan Frontier Attack 4X4 e uma caminhoneta SUV, modelo GM/Chevrolet Trailblazer atenderão as regiões do Médio Amazonas (com sede Itacoatiara), Alto Solimões (sede em Tabatinga), Médio Solimões (Tefé), Baixo Amazonas (Parintins), Rio Negro-Solimões (Manacapuru), Madeira (Humaitá) e a sede administrativa, na capital.
O Defensor Geral, Rafael Barbosa, explicou que as unidades da DPE-AM que receberão as caminhonetes poderão levar às comunidades os serviços que já são oferecidos nos centros urbanos.
“Com esses veículos potentes, vai ser mais fácil para a defensora e o defensor se deslocar pelos ramais até localidades que tem alguma vulnerabilidade em que as pessoas não consigam se deslocar até a sede do município”, disse.
Um dos polos da DPE-AM beneficiado com veículo é o do Madeira, sediado em Humaitá e que também atende Apuí, no Sul do Amazonas. Para a defensora Francine Buffon, coordenadora do polo, a nova caminhonete vai impulsionar as ações nas áreas rurais dos dois municípios. “Vamos chegar às localidades mais distantes e mais vulneráveis, onde as pessoas mais precisam da nossa atuação”, disse.
“Nossa sede fica em Humaitá, mas também atendemos Apuí, que fica distante. E nosso atendimento não se restringe às cidades. São muitos ramais que ainda não conseguimos chegar, que agora com esse veículo vamos conseguir alcançar, levando defensores, servidores e equipamentos necessários para fazer um bom atendimento para a população”, finalizou.
Agradecimentos
Em seu discurso, o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, destacou que a emenda foi captada durante a gestão do seu antecessor no cargo, Ricardo Paiva, hoje assessor especial para captação de recursos.
Barbosa também agradeceu a Amom Mandel. “Muito obrigado, deputado, por se preocupar com o nosso Estado do Amazonas, por se preocupar com acesso à justiça e por ter construído, através dessa parceria que já vem alguns anos, algo de concreto que são esses carros para o interior”.
O Defensor Geral destacou que o MJSP está preocupado com o acesso à justiça. Disse que o “Defensoria em Todos os Cantos” está sendo conduzido com muito carinho e empenho pelo ministro Ricardo Lewandowski.
O Plano Nacional, explicou Rafael Barbosa, prevê a entrega de mais uma carreta e uma van para a DPE-AM.
Carretas e vans
O diretor Pedro Martinez, da Diretoria de Promoção de Acesso à Justiça da Secretaria de Acesso à Justiça, do MJSP, lembrou que no último dia 19, na comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública, o ministro Ricardo Lewandowski esteve reunido em Brasília com os 26 defensores gerais dos estados e do Distrito Federal, ocasião em que foi anunciado o investimento de R$ 100 milhões em 27 carretas e 27 vans, além dos projetos de Postos de Atendimento Comunitários das Defensorias Públicas (PADEFs), estruturas modulares e sustentáveis voltadas para expandir o acesso à justiça em áreas de difícil alcance e com baixa cobertura institucional.
“Estamos trabalhando na construção da licitação desses postos. Quanto às carretas e vans, nossa expectativa é entregar todas as vans ainda nesse ano e as carretas começar a entregar também nesse ano”, disse.
Saiba mais
Além do Defensor Geral, do representante do MJSP e do deputado Amom Mandel, estiveram presentes na solenidade: a 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos; o 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins; o Corregedor Geral da DPE-AM, Clóvis Barreto; os defensores assessores especiais Ricardo Paiva e Antonio Albuquerque; a diretora-geral, Carol Rocha; a diretora de Interior e Região Metropolitana, Rachel Marinho; e o chefe de gabinete do DPG, Bruno Soré; além de coordenadores de polos beneficiados e integrantes do Conselho Superior.
Videorelease
Sequência dos entrevistados:
1 – Rafael Barbosa, Defensor Público Geral
2 – Amom Mandel, deputado federal
3 – Pedro Martinez, diretor de Promoção de Acesso à Justiça da Secretaria de Acesso à Justiça do MJSP
4 – Francine Buffon, defensora pública em Humaitá e Apuí
Texto: Luciano Falbo
Imagens: Junio Matos/DPE-AM
Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 328 vagas de emprego nesta segunda-feira, 4/11

Daly Ruiz

Prefeitura alinha planos de combate à malária em visita de representantes do Ministério da Saúde

elayne

Servidor público morre atropelado ao tentar atravessar avenida em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais