Conexão Amazônica
DESTAQUEMeio Ambiente

Dia do Meio Ambiente: Centro de Sustentabilidade promove integração entre pessoas brasileiras e refugiadas em Roraima

Publicidade

 

Desde sua inauguração em abril de 2022, o Centro de Sustentabilidade da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) vem se consolidando como um espaço essencial para o desenvolvimento sustentável por meio de práticas de educação ambiental e pela integração cultural entre as pessoas brasileiras e refugiadas, incluindo populações indígenas, que acessam o espaço em Boa Vista (RR).

A partir de janeiro deste ano, o Centro passou a contar com a gestão compartilhada entre ACNUR e Instituto Hermanitos, que intensificou a programação com uma série de oficinas, palestras e atividades voltadas à educação ambiental,  boas práticas para comunidades sustentáveis e de temas fundamentais para a inclusão e bem-estar da população atendida.

Todas as ações desenvolvidas no Centro estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando o compromisso com as diretrizes de se trabalhar com o tripé da sustentabilidade entre as esferas social, econômico e ambiental para promover o processo de integração local das pessoas participantes e de suas comunidades.

Com mais de 1.700 metros quadrados, o espaço abriga iniciativas e protótipos sustentáveis, como uma horta comunitária, estufa para viveiro de mudas e sistemas de hidroponia e aquaponia. Além disso, o Centro vem se dedicando ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para moradia digna.

Como resultado, dezenas de espécies de mudas nativas têm sido semeadas e entregues para os abrigos locais, assim como protótipos e projetos pioneiros de habitação sustentável têm sido desenvolvidos e entregues, como casas de barro que priorizam materiais de origem local em sua construção, reduzindo as emissões e aproveitando a utilização de recursos disponíveis, proporcionando ganhos de conforto térmico e de habitabilidade.

Tulio Duarte, diretor-presidente do Instituto Hermanitos, celebra os avanços do projeto e reforça a importância da expansão da iniciativa: “O Centro de Sustentabilidade é um espaço para desenvolver soluções inovadoras de integração da população refugiada, agregando geração de renda com respeito ao meio ambiente. Aqui, unimos inovação, integração, pesquisa, educação e cuidado com o planeta. Queremos mostrar que é possível alcançar prosperidade econômica sem destruir a natureza. As mudanças climáticas são uma das causas do aumento do número de pessoas em situação de deslocamento no mundo, e por isso precisamos investir em soluções que promovam dignidade, inclusão e um futuro para todos”, afirma Duarte.

Para a chefe do escritório do ACNUR em Boa Vista, Sara Angheleddu, o Centro de Sustentabilidade é uma referência de contínuo aprendizado, sendo um espaço de vivência e trocas de conhecimentos.

“O Centro de Sustentabilidade do ACNUR foi desenvolvido para ser um espaço de referência para o desenvolvimento de projetos que dialoguem com as necessidades ambientais sem deixar de ter o componente de desenvolvimento e educativo, pois é a junção destas características que nos permite construirmos um novo modelo de resposta para as questões humanitárias, mantendo as pessoas beneficiárias como o centro de nossa atenção, com respeito aos preceitos da natureza”, disse Angheleddu.

Como disse um dos jovens venezuelanos que atuou no projeto, “não sabíamos muitas coisas sobre o ciclo da água e agora temos a possibilidade de ensinar para todo mundo por meio dos projetos que realizamos”. Dessa maneira, os conhecimentos construídos geram tanto bem-estar imediato aos beneficiários como promovem saberes que são levados adiante por meio da teoria aplicado às atividades práticas.

 

Sobre o ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é responsável por proteger e assistir refugiados, pessoas deslocadas e apátridas em todo o mundo. Há 75 anos, o ACNUR trabalha para garantir que pessoas deslocadas possam reconstruir suas vidas com segurança e dignidade. Com a mudança climática exacerbando o deslocamento e a vulnerabilidade de pessoas impactadas, o ACNUR está comprometido em promover a ação climática e assegurar que as vozes das comunidades deslocadas sejam ouvidas no diálogo global pela justiça climática. Saiba mais em www.acnur.org.br.

 

Sobre o Instituto Hermanitos

O Instituto Hermanitos tem como missão promover iniciativas de acolhimento, cultura, empreendedorismo e melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes nos estados do Amazonas e Roraima, por meio da inserção no mercado de trabalho e da valorização da dignidade humana.  Saiba mais sobre os projetos da instituição e como apoiar em: www.hermanitos.org.br.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins 2025: Barco Hospital São João XXIII  iniciou atendimentos nesta quarta-feira

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus promove inclusão e valorização cultural nas escolas municipais

elayne

OEA aprova resolução que pede divulgação das atas da Venezuela

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais