Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Câmara Municipal de Manaus aprova projetos do Executivo voltados à educação e esporte, que seguem para sanção do prefeito

Publicidade
Sessão também contou com Tribuna Popular em defesa dos profissionais de vigilância


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quarta-feira (25 de junho), a 54ª Sessão Ordinária, marcada pelo debate e aprovação de propostas que reforçam políticas públicas nas áreas de educação, esporte, saúde mental, acessibilidade e proteção social.

Entre os destaques da sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 408/2025, de autoria do Executivo Municipal, capeado pela
Mensagem nº 52/2025,que trata da prorrogação do Plano Municipal de Educação. A proposta recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (2ª), Finanças, Economia e Orçamento (3ª) e Educação (4ª), e agora segue para sanção do prefeito.

Relator da matéria, o vereador Gilmar Nascimento (Avante) destacou que a proposta está alinhada à Lei Federal nº 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação. O parlamentar ainda ressaltou os avanços obtidos na área educacional em Manaus nos últimos anos.

“O que estamos fazendo aqui é justamente prorrogar, em virtude da prorrogação também do Plano Nacional. Manaus avançou. Saímos da 13ª posição para a 6ª nos anos iniciais e da 13ª para a 5ª nos anos finais do ensino fundamental entre as capitais. Foram 361 escolas revitalizadas, 45 centros de educação infantil entregues, ampliação de vagas em creche e valorização dos profissionais da educação. É um trabalho que merece reconhecimento”, afirmou Gilmar.

Reestruturação da Semjel é aprovada

Outro projeto do Executivo aprovado pelos parlamentares trata da reestruturação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), com a definição de novas competências, finalidades e organização do quadro de cargos comissionados. A matéria teve pareceres favoráveis de quatro comissões e também segue para sanção do prefeito.

O vereador João Paulo Janjão (Agir), defensor do esporte como ferramenta de transformação social, comemorou a aprovação.

“É um pontapé inicial para grandes mudanças no esporte da nossa cidade. Esse é um avanço significativo”, declarou.

Projetos dos vereadores também avançam

O vereador Pai Amado (Avante) apresentou o Projeto de Lei nº 371/2025 que institui a Semana de Conscientização sobre a Importância da Família e o Respeito ao Idoso nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta foi encaminhada à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Já o vereador Professor Samuel (PSD) propôs a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara, com o objetivo de facilitar o acesso a direitos e serviços públicos, além de dar mais visibilidade às necessidades desse público. A matéria foi encaminhada para a 3ª Comissão de Finanças.

A vereadora Yomara Lins (Podemos) teve parecer favorável aprovado para o projeto que obriga a divulgação do Disque 188 – canal do Centro de Valorização da Vida – em propagandas de rádio e TV em Manaus. O PL foi encaminhado à 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

“Precisamos divulgar porque precisamos salvar vidas. A informação pode fazer a diferença para que essas pessoas possam ser amparadas”, justificou.

Profissionais da vigilância têm espaço na Tribuna Popular

A sessão também contou com a Tribuna Popular, proposta pelo vereador Jaildo Oliveira (Partido Verde), que deu voz aos profissionais da área de vigilância. A superintendente regional do Ministério do Trabalho, Francinete Lima, participou do espaço e reforçou a importância da atuação desses trabalhadores para a segurança de espaços públicos e privados.

Imagem: CMM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura comemora primeiro aniversário de centro de convivência com ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

elayne

Prefeitura atende pessoas em situação de vulnerabilidade no primeiro dia do ‘Registre-se’

elayne

Prefeitura de Manaus reinaugura Creas na zona Sul da capital 

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais