Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

“Gambá: O Beat da Amazônia” leva fusão entre tradição e inovação a um novo estágio

Publicidade

 

O EP “Gambá: O Beat da Amazônia”, já disponível nas plataformas de streaming marca uma nova fase na revitalização do Gambá — ritmo tradicional da floresta amazônica — agora sob uma estética ainda mais ousada, conectada às linguagens sonoras contemporâneas. Após o impacto do projeto anterior, “EletroGambá: Da Tradição ao Contemporâneo”, que lançou três faixas de uma sonoridade inédita mesclando Gambá e música eletrônica, esta nova iniciativa amplia a proposta artística e conceitual de levar o ritmo caboclo a novas gerações e novos públicos.

Mais do que um desdobramento, “Gambá: O Beat da Amazônia” é a evolução do processo de experimentação iniciado anteriormente. Com novos arranjos, beats eletrônicos, sintetizadores e uma abordagem rítmica e melódica ainda mais conectada com as tendências da música pop e alternativa, o projeto busca transformar o Gambá em uma linguagem viva, atual e atraente, sem abrir mão de sua essência ancestral e amazônica.

“Esse trabalho é uma homenagem ao Gambá, nosso ritmo caboco, que pulsa ao longo dos rios que tecem o Norte do Brasil. Através da estética sonora que estamos trazendo, pretendemos despertar a curiosidade no público mais jovem sobre essa expressão cultural”, afirma o idealizador e produtor cultural João Enan.

O projeto também se ancora em pesquisa, experimentação e produção fonográfica. Ele propõe um caminho de inovação cultural semelhante ao vivido por gêneros como o Carimbó e o Boi-Bumbá de Parintins — ambos revitalizados sem perder suas raízes. As novas faixas de “Gambá: O Beat da Amazônia” já estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de streaming e disponíveis para usar em publicações nas redes sociais, ampliando o alcance dessa expressão musical única da Amazônia.

A produção musical continua sob a direção de Amino Vasconcelos, do Estúdio Aminu’s Som, responsável pelas etapas de mixagem e masterização.

O projeto foi contemplado no Chamamento Público de Fomento à Cultura Popular (Edital nº 08/2023) – Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Conselho Estadual de Cultura / Governo do Estado do Amazonas, e do Ministério da Cultura / Governo Federal.

Publicidade

Leia mais

Editores de livros sugerem propostas para retomar aumento de leitores

elayne

Governo do Amazonas publica decreto com mudanças no horário de funcionamento do comércio e serviços

elayne

Novo equipamento da Policlínica Darlinda Esteves Ribeiro da FUnATI auxilia na reabilitação motora de pacientes 

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais