- Organizações interessadas devem preencher formulário de intenção disponível no site oficial
O formulário de intenção para participar na Green Zone da COP30 já está disponível para preenchimento de organizações públicas e privadas, entidades da sociedade civil, instituições acadêmicas, comunidades tradicionais e organismos internacionais interessados. A COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. A Green Zone será o espaço mais inclusivo e colaborativo da conferência, reunindo uma ampla diversidade de atores em torno de propostas, soluções e experiências voltadas à ação climática. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de julho por meio do site oficial.
A Green Zone contará com hubs temáticos dedicados a eixos centrais do enfrentamento à crise climática, como financiamento climático, inovação, biodiversidade, juventude e tecnologias limpas. Nesses espaços, expositores terão a oportunidade de apresentar projetos, iniciativas, tecnologias e propostas que contribuem para a construção de um futuro mais sustentável e justo. A participação está aberta a instituições públicas, empresas, redes da sociedade civil, universidades e outras entidades que atuem com compromisso e impacto positivo na agenda climática.
As organizações interessadas devem preencher o Formulário de Intenção (Expression of Interest – EOI), disponível no site, com detalhes sobre suas iniciativas, critérios de elegibilidade e a proposta de participação. O processo de seleção inclui triagem inicial, análise técnica e confirmação final por parte do comitê organizador. A participação pode ocorrer em dois formatos expositivos: stands padronizados – nas categorias Bronze, Prata e Ouro – ou stands customizados, com cenografia exclusiva.
A estrutura da Green Zone será instalada no novo Parque da Cidade de Belém, um espaço sustentável e democrático criado especialmente para a COP30. Este será o principal ponto de encontro para debates abertos, exposição de soluções e articulação de parcerias entre sociedade civil, setor privado, governos e público geral. A proposta é transformar a Green Zone em um território de inovação climática, onde diferentes vozes se conectam para impulsionar mudanças reais e sustentáveis, com a Amazônia no centro das soluções.
A Conferência das Partes (COP) é o principal fórum da ONU sobre mudanças climáticas. Em 2025, o governo do Brasil e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) organizam a 30ª edição do evento, que acontece em plena Amazônia, reafirmando a importância estratégica do bioma para o futuro do planeta. A COP30 reunirá chefes de Estado, especialistas, organizações sociais, lideranças indígenas e empresariais para pactuar medidas concretas contra os efeitos da crise climática. Pela primeira vez, a maior conferência ambiental do mundo será realizada em um território amazônico, ampliando a visibilidade de soluções sustentáveis com raízes na floresta, em seus povos e sua biodiversidade.
Sobre a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI)
Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul na Ibero-América. Atualmente, conta com 23 Estados-Membros e 19 escritórios nacionais, além de sua Secretaria-Geral em Madri. Em 2024, recebeu o prestigioso Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional “por seu trabalho frutífero na promoção do multilateralismo e por representar uma ponte significativa nas relações entre a Europa e a Ibero-América”.
Com uma média de mais de 600 projetos e 300 acordos de cooperação ativos por ano,
a OEI representa uma das maiores redes de cooperação ibero-americana. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, com uma média de 11 milhões de beneficiários diretos nos últimos 5 anos.