Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Caravana Transpetro Ubu em Movimento apresenta o espetáculo ‘Ubu: o que é bom tem que continuar!’ em Manaus

Publicidade
As apresentações acontecem no Largo de São Sebastião, no Centro, e no Parque das Tribos, no Tarumã


Em Manaus, o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, dos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Grupo Facetas e Grupo Asavessa, será apresentado, com acesso gratuito, nesta quinta-feira (17/07), às 19h, no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, e no domingo (20/07), às 16h, no Parque das Tribos, na Maloca dos Povos Indígenas, localizado na Rua Rio Purus, 180, no Tarumã. A programação faz parte da Caravana Transpetro Ubu em Movimento, que, até outubro, circula por três regiões brasileiras: Norte, Centro-oeste e Sudeste, com a peça, oficinas e sessões de cinema itinerante.

A obra mais recente das companhias do Rio Grande do Norte tem como ponto de partida os personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder. Como uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: O que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos, chamado Embustônia. Nesse novo ambiente, Pai Ubu e Mãe Ubu continuam sua saga alucinada pelo poder.

A montagem estreou em outubro de 2022 e já cumpriu cerca de 100 apresentações, seja em grandes centros, como Rio de Janeiro e Salvador, como em comunidades indígenas, quilombolas e periféricas de diversos estados do Brasil. A peça também foi apresentada em espanhol em festivais da Colômbia e do México.

No elenco estão Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros, Paula Queiroz e Rodrigo Bico. O espetáculo tem direção e dramaturgia de Fernando Yamamoto, figurino e adereços de Marcos Leonardo, cenografia de Fernando Yamamoto e Rafael Telles e dramaturgia musical de Marco França e Ernani Maletta.

As composições são de Marco França e letras de Fernando Yamamoto. A música “Marcha Da Votação”, de Ernani Maletta, também compõe a trilha sonora. Franklyn Novaes, Maria Clara Gonzaga, Júlio Lima e Caio Padilha somam a equipe como colaboradores musicais.

A ficha técnica traz ainda  Camilla Custódio na colaboração dramatúrgica, Talita Yohana na produção, Renata Kaiser na coordenação, Ana Paula Medeiros, da Alma do Minho, na consultoria e desenho de projeto Lei Rouanet e Val Queiroz no desenvolvimento web.

Etapa Norte

A Caravana Transpetro Ubu em Movimento iniciou a circulação pelo Amazonas, no dia 13 de julho, com programação gratuita em Coari e Manaus. Além da peça “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, o projeto realizou oficinas com o tema “Princípios do Teatro Popular e de Rua” e sessões de cinema itinerante do média-metragem “Um filme sem fim”, de Carito Cavalcanti, sobre os 30 anos dos Clowns de Shakespeare.

O projeto tem patrocínio da Transpetro através do Programa Transpetro em Movimento e do Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.

Além de compor o mercado de logística de petróleo e derivados, a Transpetro também atua no fomento à cultura, ao esporte, no cuidado com o meio ambiente e na inclusão social. Através de patrocínios, a empresa tem o propósito de promover transformações sociais de norte a sul do País.

A Caravana Transpetro Ubu em Movimento é um projeto que distribui cultura por mais de dez municípios das regiões norte, centro-oeste e sudeste, com apresentações em comunidades fora dos grandes centros e na realização de oficinas gratuitas com ações formativas sobre a arte do teatro de rua.

 

FOTOS: Diego J. Wilde

Publicidade

Leia mais

Amazonas insere quatro novos municípios no Mapa do Turismo

elayne

Dia das Mães movimenta o comércio e pesquisa aponta os eletrônicos entre as principais opções de presentes

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias da rede municipal de ensino

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais