Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Adjuto Afonso reforça compromisso com desenvolvimento do setor náutico em evento da Amazonautica

Publicidade
Parlamentar destaca importância estratégica do segmento para a economia e sustentabilidade da Amazônia
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e presidente da Comissão de Transportes da Casa Legislativa, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou nesta quarta-feira (16), da abertura do 1º Workshop Náutico AMAZONÁUTICA – Desafios e Oportunidades, representando o Parlamento do Amazonas no encontro que reúne autoridades, empresários e especialistas para discutir o futuro do setor náutico na região.

Durante o evento, realizado no Auditório do Mirante Lúcia Almeida, no Centro de Manaus, Adjuto Afonso destacou o potencial do segmento para impulsionar o turismo, fortalecer a indústria naval e aprimorar a logística fluvial no Amazonas, sempre com atenção à preservação ambiental.

“O setor náutico é uma das grandes vocações do nosso estado. Temos uma das maiores malhas hidrográficas do mundo e precisamos transformá-la em oportunidades para gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Eu sou um parceiro desse movimento e estou pronto para contribuir com políticas públicas que garantam esse crescimento”, afirmou o deputado.

O workshop também contou com a participação de representantes de entidades empresariais, como o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag; e, o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro. Ambos destacaram a importância da união entre poder público e setor privado para superar os desafios logísticos e ambientais que ainda impactam a navegação na Amazônia.

Em sua fala, o presidente da Amazonautica, Ivo Oliveira, ressaltou que o evento é um marco para o estado, ao reunir diferentes setores em busca de soluções inovadoras para o transporte fluvial e o turismo náutico. “Estamos construindo uma agenda positiva para o setor, com diálogo e cooperação. O Amazonas tem tudo para ser referência nacional em navegação sustentável”, pontuou Oliveira.

O evento segue até esta quinta-feira (17) com minicursos, painéis temáticos e networking. Entre os temas debatidos estão o turismo náutico sustentável, modernização da indústria naval, logística fluvial eficiente e descomissionamento de embarcações com foco ambiental.

Para Adjuto Afonso, a iniciativa reflete a necessidade de um planejamento estratégico que alinhe desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.

“Os rios são as nossas estradas naturais. Valorizar o setor náutico é pensar no interior do estado, no escoamento da produção, no turismo e na geração de oportunidades para milhares de famílias. Estamos na luta para regulamentar a navegação no nosso estado e essa é uma luta que vem ganhando força com o apoio do governo na pessoa do governador Wilson Lima”, reforçou.

Publicidade

Leia mais

‘Se dizem apaixonadas pela Amazônia, mas excluem a ZFM’, diz Arthur Virgílio, em nova defesa ao modelo

elayne

Primeira pesquisa do segundo turno mostra que Capitão Alberto Neto será eleito prefeito de Manaus

Daly Ruiz

10 Anos de Portas Abertas: McDonald’s revela que 97% dos clientes passaram a avaliar melhor seus produtos após conhecerem as cozinhas da rede

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais