Conexão Amazônica
DESTAQUEFAMOSOS

Preta Gil morre aos 50 anos após luta intensa contra câncer

Publicidade
Cantora e empresária, filha de Gilberto Gil fez longo tratamento contra a doença, no Brasil e nos EUA

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste domingo aos 50 anos, em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa dela. Em comunicado nas redes sociais, Gilberto Gil, pai de Preta, informou que ela morreu em Nova York, nos Estados Unidos, e a família agora trata dos trâmites burocráticos para a repatriação do corpo. A artista passou as últimas semanas no país, onde tentava um tratamento experimental contra a doença.

Filha do cantor e compositor Gilberto Gil, ela se tratou por quase dois anos contra um câncer no intestino, que a levou a cirurgias e exames no Brasil e, por fim, um tratamento nos Estados Unidos. A maneira corajosa e transparente como Preta lidou com a doença emocionou o Brasil. “Sei que fiz a escolha certa em dividir com as pessoas as minhas vulnerabilidades e meus sofrimentos. Mas com a cabeça erguida, como sempre foi, desde o começo”, disse ela quando venceu o Prêmio faz Diferença, do GLOBO, em 2025.

Preta Maria Gadelha Gil Moreira foi diagnosticada em janeiro de 2023 com adenocarcinoma, um câncer no intestino. Após cirurgia e tratamentos de quimioterapia e radioterapia, a cantora chegou a anunciar que a doença estava em remissão. Em agosto de 2024, contudo, ela foi a público dizer que o câncer havia voltado em diferentes partes do seu corpo: dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio.

Também em agosto de 2024, Preta Gil comemorou o aniversário de 50 anos com uma festa para 700 pessoas num dos armazéns da Zona Portuária do Rio, com shows da banda Psirico e da cantora Ludmilla. Na mesma época, ela lançou a autobiografia, “Preta Gil: os primeiros 50” (Globo Livros), no qual relata a luta contra o câncer e o término do casamento de oito anos com o produtor Rodrigo Godoy, em 2023, após descobrir que ele a tinha traído enquanto ela fazia o tratamento contra o câncer.

Em dezembro, ela passou por uma cirurgia que durou mais de 18 horas para a retirada de tumores espalhados pelo corpo.

  • Fonte: Globo

Fotos: Reprodução

Publicidade

Leia mais

Em Parintins, PC-AM prende homem por descumprimento de medida protetiva em favor de ex-companheira

elayne

Prefeito amplia rede de saúde com entrega da nova USF Prefeito Frank Abrahim Lima

elayne

PÓS CARNAVAL: Patrick Matos e Jhonathan Dantas são as atrações musicais no Millennium Shopping

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais