Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Hub reúne empresas e organizações para impulsionar contratação de pessoas refugiadas no Amazonas

Publicidade

Engajar o setor privado na contratação e inclusão socioeconômica de pessoas refugiadas que resultam em ganhos efetivos nos negócios, diversifica as equipes e melhoram o ambiente corporativo, além de ampliar o networking e as boas práticas empresariais. Esta é a proposta do “Hub Amazonas do Fórum Empresas com Refugiados”, plataforma lançada, mês passado, pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Pacto Global – Rede Brasil, com gestão do Instituto Hermanitos, em Manaus (AM).
Segundo dados do ACNUR, desde 2018, o Amazonas registrou mais de 107 mil refugiados, consolidando-se como um importante polo de inclusão socioeconômica.
“Quando uma pessoa é forçada a se deslocar, ela deixa para trás tudo que tem – rede de apoio, networking, bens físicos – e precisa iniciar um novo capítulo de sua vida em um país diferente. A integração socioeconômica dessas pessoas é essencial para que elas possam crescer e prosperar com dignidade, agregando a formação e os saberes profissionais que já têm”, explica Tulio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos.
O instituto será responsável por liderar, gerir e articular o desenvolvimento das atividades de inclusão socioeconômica junto aos membros do Hub Amazonas. Até o momento, 17 empresas e organizações, que juntas somam mais de 360 contratações, já realizaram sua adesão. Entre elas, a Solar Coca-Cola, Bemol, Direcional, Grupo DB e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).
Quem também apoia a iniciativa é o Hotel Holiday Inn Manaus, parceiro do Hermanitos na contratação de profissionais e na realização de cursos de camareira para mulheres refugiadas.
“Nós estamos muito felizes e honradas com a oportunidade de ter mais uma parceria com o Hermanitos. É muito gratificante para o hotel e para nós, colaboradores, contribuirmos para a transformação de novas vidas. Nós sabemos o quanto isso representa para quem procura o Brasil como seu segundo lar“, diz a gerente geral Juliana Amaral.
David Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil, vê com entusiasmo a oportunidade de alinhar acolhimento e desenvolvimento regional.
“O Hub é fundamental na integração de pessoas refugiadas e também em dar um olhar sustentável à economia do Amazonas. Somos muito agradecidos às empresas que já se juntaram. Estamos convencidos de que investir em diversos setores são formas de dar crescimento econômico para o estado e permitir uma integração mais sustentável”, finaliza.

Sobre o Instituto Hermanitos

O Instituto Hermanitos atua na promoção da dignidade, acolhimento e geração de oportunidades para pessoas refugiadas e migrantes nos estados do Amazonas e Roraima. Por meio de programas de empregabilidade, formação empreendedora, capacitações, apoio psicossocial e ações culturais, a instituição contribui para a integração e valorização desses grupos no contexto amazônico. Saiba mais em: www.hermanitos.org.br.

Publicidade

Leia mais

Autora do Código de Proteção aos Animais, deputada Joana Darc faz alerta sobre o uso de chumbinho no Amazonas

elayne

Seringueiros da Amazônia garantem renda de R$ 441 mil com borracha nativa

elayne

Carro derruba muro após colidir com outro veículo em cruzamento de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais