Os valore serão depositados na conta do beneficiário e será pago aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025.
Aposentados e pensionistas que foram vítimas da fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quinta-feira (24) os valores que foram desviados. Cerca de 400 mil pessoas irá receber o reembolso.
Os beneficiários que solicitaram primeiro, receberão já nos primeiros dias, pois o reembolso segue a ordem de adesão. Depois desta etapa os pagamentos serão feitos em dias úteis, com lotes diários de 100 mil beneficiários. A correção dos valores é feita pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), sem necessidade de informar dados bancários.
De acordo com o governo, todas as pessoas que contestaram os descontos e não receberam resposta das entidades podem aderir ao plano de ressarcimento. Quase 1 milhão de já solicitaram à devolução. O prazo para a contestação dos descontos vai até o dia 14 de novembro de 2025. A adesão ao acordo continuará após essa data.
Após o beneficiário aderir ao acordo, ele concorda em receber o valor subtraído por meio administrativo e renuncia ao direito de processar o INSS pela fraude. Porém, ainda existem possibilidades de acionar judicialmente as associações responsáveis pelos descontos indevidos.
O INSS informa que todos os beneficiários que não envia links por WhatsApp, e-mail ou SMS
A adesão, que é gratuita, pode ser feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS e em agências dos Correios.
Veja o passo para aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha.
- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (caso haja mais de um).
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
- Clique em “Enviar” e pronto. Depois, é só aguardar o pagamento.
Foto: Reprodução