Conexão Amazônica
DESTAQUEFAMOSOS

Show “Brasil Profundo”, do cantor Antônio Bahia celebra a música e a diversidade rítmica brasileira

Publicidade

Espetáculo acontece no dia 27 de agosto, às 20h, no Teatro ICBEU, com entrada gratuita

No próximo dia 27 de agosto, Manaus recebe o espetáculo “Brasil Profundo”, show inédito do cantor, compositor e diretor artístico Antônio Bahia. O evento acontece às 20h, no Teatro ICBEU, na avenida Joaquim Nabuco, no Centro. O projeto, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e tem entrada gratuita.
Inspirado no álbum homônimo lançado em 2021, o show “Brasil Profundo” é uma celebração à música brasileira e às suas múltiplas identidades culturais, com destaque para as expressões amazônicas e afro-brasileiras. Acompanhado de uma banda com 14 músicos, Antônio Bahia vai apresentar um repertório com dez músicas, trazendo ao palco uma narrativa musical que valoriza o tambor como símbolo da ancestralidade e da miscigenação cultural do país.
Segundo Antônio Bahia, o espetáculo é também um mergulho nos ritmos que permeiam a música produzida no Norte, dialogando com referências rítmicas universais que o influenciam como intérprete. “Entre essas influências, o sambareggae ocupa um lugar de destaque – ritmo afro-baiano criado por Neguinho do Samba, com quem eu tive o privilégio de conviver e trabalhar. Essa vivência direta com a tradição percussiva afrodescendente se traduz na potência sonora e corporal do show”, destaca.
“Brasil Profundo”, diz ele, é uma convocação ao encontro com as raízes, sonoridades e com aquilo que forma o povo brasileiro. “Um espetáculo que valoriza artistas locais, promove acesso à cultura e convida o público a sentir, ouvir e viver o Brasil em sua profundidade”, acrescenta.
A construção do espetáculo foi baseada em uma pesquisa sobre manifestações como o Marabaixo, do Quilombo do Curiaú (AP), o carimbó da região de Alter do Chão (PA), entre outras expressões populares que formam o Brasil profundo. “O show convida o público a mergulhar nas sonoridades produzidas e consumidas na Amazônia, propondo uma experiência sensorial e afetiva que atravessa ritmos, histórias e corpos”, conta.
A direção musical do espetáculo é de Cícero Antônio, músico e pesquisador com trajetória iniciada nos anos 80 na Bahia, como integrante da banda Araketu. Cícero também integrou a banda do cantor jamaicano Jimmy Cliff e participou de produções com o Bando do Olodum. Atualmente no Amazonas, é referência na pesquisa e ensino da percussão, contribuindo com sua visão estética e histórica para a construção do espetáculo. A direção artística é assinada pelo próprio Antônio Bahia e a direção de produção é de Rafaela Guimarães, produtora cultural atuante na cena amazonense.
Acessibilidade – O Teatro ICBEU, local da apresentação, já possui estrutura adequada de acessibilidade para o público e contará com a presença de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante toda a apresentação, garantindo que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar a performance.
Contrapartida – Além do show Antônio Bahia vai promover como parte do projeto “Brasil Profundo”, uma série de oficinas em uma comunidade de Manaus, com a participação de 50 jovens. A atividade inclui aula de percussão com Cícero Antônio, abordando história, prática e ancestralidade dos tambores; oficina com Antônio Bahia sobre a histórias do repertório e ensinando movimentos de dança, além de orientações sobre a dinâmica cênica que integra os elementos musicais e corporais apresentados.

Publicidade

Leia mais

Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha

elayne

Servidores da assistência social participam de treinamento para a utilização de ferramenta virtual

elayne

Dia das Mães: Campanha do Shopping Ponta Negra oferece brindes para clientes e oficinas para fabricação de presentes

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais