O Brasil está entre os países que mais utilizam inteligência artificial generativa no mundo. Segundo uma pesquisa global realizada pelo Google em parceria com o Instituto Ipsos, 54% dos brasileiros já fizeram uso dessa tecnologia, um número que supera a média global de 48% registrada em 2024.
O dado reforça o avanço da IA no país e coloca o tema no centro de discussões estratégicas, como as que ocorrerão no AATEC DAY 2025, nos dias 22 e 23 de agosto, em Manaus.
Promovido pela Associação Amazonense dos Profissionais de Tecnologia e Inovação (AATEC), o evento terá como tema central “A evolução dos negócios com o uso da Inteligência Artificial”.
“A programação da AATEC DAY inclui palestras, painéis e treinamentos voltados aos setores público e privado, com foco na aplicação prática da IA, seus impactos na economia regional e seu papel na promoção da inovação social. O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Plaza Shopping”, reforça o presidente da AATEC, Wescley Rabelo.
De acordo com Wescley, a escolha do tema é estratégica diante da velocidade com que a tecnologia vem se integrando à rotina das empresas e da sociedade. “A IA vai mudar a forma de fazer negócio. Decidimos trazer especialistas que já utilizam a tecnologia de forma prática para fomentar esse debate no Amazonas”, afirma.
Entre os destaques do evento, estão cases de sucesso, como o da Bemol, e a presença de representantes da Microsoft, que apresentarão as principais tendências do setor. Um dos diferenciais desta edição será o treinamento prático sobre IA, com foco na capacitação da comunidade local.
Rabelo também destaca o potencial da IA para solucionar desafios específicos da Amazônia, como o monitoramento ambiental, além de impulsionar projetos sociais e educacionais. “O uso da IA aumenta a assertividade e o poder de análise. Isso pode gerar decisões mais precisas e políticas públicas mais eficazes para a Amazônia”, ressalta.
Por outro lado, o profissional reconhece os desafios para a adoção da tecnologia na região Norte, especialmente relacionados à falta de mão de obra qualificada e aos altos custos de infraestrutura.
“Ainda é uma tecnologia em expansão e os cursos de formação são recentes. Isso impacta diretamente a velocidade da adoção”, explica.
O AATEC DAY 2025 será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo YouTube e interação com o público por meio de comunidades no WhatsApp e Discord. A expectativa é reunir mais de 500 participantes, promovendo networking entre especialistas, empresas e instituições públicas.