A Polícia Federal deflagou na manhã desta quinta-feira (7), a “Operação Expurgatio”, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha que atuava na prática de estelionato através de concessão de empréstimos fraudulentos com uso de dados e documentos falsos de clientes da Caixa Econômica Federal.
A investigação levou a descoberta de várias contas e pedidos de empréstimos feitos em nome de terceiros, entre eles servidores públicos que tiveram seus documentos falsificados. Após obterem os valores, a quadrilha transferia o dinheiro através de transações bancarias para as contas dos verdadeiros beneficiários da fraude.
Durante a ação foram cumpridos um mandado de prisão, 14 mandados de busca e apreensão e quatro medicas cautelares nas cidades de Manaus e João Pessoa/PB. Parte dos integrantes já haviam sido presos tanto no âmbito da Justiça Federal quanto da Justiça Estadual, pelo mesmo crime, no entanto, voltaram a praticar o mesmo esquema. A quadrilha atuava nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal do Amazonas desde 2016.
Embora o grupo atuasse no Amazonas, enviaram valores obtidos durante as transações fraudulentas a uma pessoa no estado da Paraíba. De acordo com a Polícia Federal as fraudes somadas ultrapassam o valor de R$ 941.000,00, evidenciando o impacto financeiro dessas ações ilícitas.
Foto: Polícia Federal