Conexão Amazônica
DESTAQUEPROJETO

CMM aprova Projeto de Lei que reconhece serviços estéticos como atividades essenciais em Manaus

Publicidade

Proposta busca valorizar profissionais do setor e garantir continuidade das atividades mesmo em situações de emergência

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (6 de agosto), o Projeto de Lei (PL) nº 042/2025 que propõe o reconhecimento dos serviços estéticos como atividades essenciais na capital amazonense. A proposta, de autoria do vereador Mitoso (MDB), visa garantir que profissionais da área possam continuar atuando mesmo em contextos de crise. O PL seguiu para sanção do prefeito.

Para o vereador Mitoso (MDB), a justificativa do projeto destaca o impacto positivo dos serviços estéticos na autoestima, saúde mental e na economia.

“Essa categoria de profissionais de beleza não é só beleza. Tem muito a ver com saúde. Fazer o cabelo, a unha, não é só estética, é saúde. Na pandemia, esses profissionais se sentiram desprestigiados, foram tratados como criminosos. Hoje, estamos comemorando essa vitória na Câmara, com um projeto de minha autoria que reconhece oficialmente esses trabalhadores como essenciais”, afirmou o vereador.

A presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Amazonas (Sindibeleza-AM), Antônia Moura, relembrou o período de dificuldades vivenciado pelos profissionais.

“Na pandemia, ficamos com as portas fechadas por mais de três meses, sem poder trabalhar. Isso foi muito difícil para a categoria, porque somos essenciais. Hoje, estamos de parabéns, porque conseguimos nos tornar essenciais”, afirmou.

Atualmente, o setor de estética e beleza movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o país está entre os maiores mercados do mundo nesse segmento.

Foto:  Felipe Antônio/Assessoria e Eder França/Dicom

Publicidade

Leia mais

Galeria do Largo recebe novas exposições com propostas experimentais diversas

elayne

Escolas no Amazonas intensificam sanitização antes do início das aulas

elayne

Quase 20 mil pessoas vão fazer o Concurso público da Câmara Municipal de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais