Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Operação Shamar: Defensoria Pública realiza mutirão com atendimentos jurídicos e apoio psicossocial a mulheres vítimas de violência

Publicidade
Iniciativa nacional marca os 19 anos da Lei Maria da Penha e segue até sexta-feira (8), com serviços gratuitos na Delegacia da Mulher, em Manaus
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta quinta-feira (7), o primeiro dia de atendimentos da Operação Shamar, iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, com foco no enfrentamento à violência contra a mulher. O evento acontece até esta sexta-feira (8), no estacionamento da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), localizada no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
A atuação da instituição acontece por meio da carreta da Defensoria Itinerante, em parceria com o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), prestando assistência jurídica gratuita e escuta especializada às mulheres atendidas, como explica o defensor público Danilo Germano, coordenador da Defensoria Itinerante.
“Oferecemos às vítimas de violência doméstica a assistência jurídica gratuita e também o suporte das nossas psicólogas, que estão aqui para realizar escutas especializadas, quando necessário”, destacou Germano.
Para ele, a atuação conjunta entre os órgãos é essencial para a efetividade da política de enfrentamento à violência. “É de suma importância essa participação da Defensoria e dos outros órgãos para, de fato, combater a violência doméstica, principalmente no dia de hoje, que a Lei Maria da Penha completa 19 anos”, afirmou.
A equipe multiprofissional do Nudem teve como foco o acolhimento humanizado das mulheres atendidas. A psicóloga Sinthia Mar reforçou a importância do atendimento que vai além do jurídico.
“Os atendimentos são extremamente delicados, envolvem outras complexidades. Ainda há pouco, por exemplo, atendemos uma avó que passou por situação de violência e está com o neto em risco. A equipe psicossocial está aqui para cooperar com a operação nesse momento do Agosto Lilás”, destacou.
A delegada titular da DECCM, Patrícia Leão, explicou que a Operação Shamar tem como objetivo alcançar mulheres em situação de violência, por meio de ações de repressão e prevenção. “Hoje, dia 7 de agosto, aniversário da Lei Maria da Penha, iniciamos o dia com cumprimentos de mandados de prisão. Conseguimos efetuar 46 mandados em todo o estado do Amazonas”, disse.
Ela também ressaltou a importância do trabalho conjunto no enfrentamento à violência de gênero. “A Polícia Civil, sozinha, não consegue dar um amparo completo para essa mulher. Precisamos de apoio jurídico, psicológico, da assistência social. Esse trabalho integrado nos permite melhorar a vida dessa mulher para que ela consiga sair desse ciclo, e saiba que há vida após a violência”, pontuou Patrícia Leão.
Entre as mulheres atendidas pela Defensoria no primeiro dia da operação está Marjory, de 25 anos. “Procurei a Defensoria Pública para conseguir pensão alimentícia. Fui atendida na hora, rapidinho e fácil. Consegui resolver”, relatou.
Sobre a Operação
Pela primeira vez, as Defensorias Estaduais e do Distrito Federal participam oficialmente da ação como parceiras, para reforçar o compromisso com uma atuação articulada, acolhedora e preventiva.
A operação inclui uma força-tarefa para intensificar atendimentos, cumprimento de medidas protetivas e mandados de prisão, encaminhamento de denúncias feitas pelo Ligue 180 e ações educativas e de conscientização em todo o País.
Texto: Aline Ferreira
Fotos: Bryan Ryker/DPE-AM
Publicidade

Leia mais

Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher remeteu à Justiça 97% dos inquéritos instaurados em 2021

elayne

Wilson Lima destaca avanços do Plano de Contingência na abertura de leitos na capital e interior

elayne

PF faz operações contra estudantes suspeitos de fraude no CadÚnico

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais