Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Mostra de Teatro Águas de Manaus reúne mais de 17 mil pessoas no primeiro fim de semana e emociona com espetáculos gratuitos

Publicidade

Programação continua nos próximos dias com apresentações no bairro Jorge Teixeira e no Centro de Manaus.

 

O público de Manaus lotou o Anfiteatro da Ponta Negra nas duas primeiras noites da Mostra de Teatro Águas de Manaus. Mais de 17 mil pessoas assistiram às apresentações no sábado (9) e no domingo (10). A programação é gratuita e continua no próximo fim de semana com espetáculos no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital, e no Centro.

O evento teve início no sábado, com o espetáculo Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, com Mel Lisboa. A peça emocionou o público presente ao passar pela vida e carreira da cantora Rita Lee, desde o início com Os Mutantes, o romance com o músico Roberto de Carvalho, a prisão durante a Ditadura Militar e a luta pela proteção dos animais. Do palco de costas para o Rio Negro, o elenco fez a plateia cantar hits como “Lança Perfume”, “Baila Comigo”, “Ovelha Negra”, “Panis Et Circensis” e “Cor de Rosa Choque”.

Antes de entrar em cena, Mel Lisboa falou sobre a emoção de fazer a primeira apresentação gratuita do musical, que é sucesso de público e crítica. “A democratização da arte é muito importante. O teatro é para todo mundo, ou deveria ser. A cultura é para todo mundo ou deveria ser. Que bom que tem iniciativas como essa que podem levar a arte, a cultura, o entretenimento para a população. E estar nesse anfiteatro… Esse lugar é mágico. A energia aqui é muito potente. Sou privilegiadíssima de estar aqui”, disse Mel.

A Mostra seguiu no domingo, com a peça Tucumã e Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu, do Grupo Jurubebas de Teatro. A segunda noite da Mostra terminou em grande estilo, com uma apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido, em um show que passou pelas toadas recentes de sucesso dos dois bois. As torcidas do vermelho e branco e do azul e branco transformaram o anfiteatro da Ponta Negra em uma extensão do Bumbódromo de Parintins.

“Levar cultura também é cuidar da população, para além dos nossos serviços. A companhia acredita no poder da arte como fator de transformação social. É emocionante ver a imagem do Anfiteatro da Ponta Negra lotado, cantando as músicas da Rita Lee e as toadas dos bois, prestigiando os artistas locais. E no próximo fim de semana tem mais!”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.

O evento é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) e pela Águas de Manaus, com recursos do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre, apoio institucional da Benevolência e apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também possui apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Ateliê 23 e Buia Teatro. A programação completa pode ser encontrada no instagram.com/mostradeteatroam.

“Todo o time do IBT está muito orgulhoso, muito feliz com o primeiro final de semana da Mostra de Teatro Águas de Manaus. É uma satisfação imensa ver o quanto o poder de mobilização do nosso projeto, o quanto a gente movimentou a economia local, gerando empregos diretos e indiretos, e o quanto a gente mobilizou o público para consumir cultura”, afirma o diretor executivo do IBT, Thiago Albanese.

Veja a programação da Mostra de Teatro Águas de Manaus:

16 de agosto (sábado)

Local: Anfiteatro do bairro Jorge Teixeira

18h – Bertholdo – Estudo nº 1, do grupo Buia Teatro

19h30 – Filha do Encontro das Águas, de Lia Benacon

21h – Balões, do grupo Barravento

17 de agosto (domingo)

Local: Sede do Ateliê 23

15h – Menina Miúda, da Cia Menina Miúda

Local: Sede do Buia Teatro

16h – Cê Virou Planta, da Soufflé de Bodó Company

Local: Largo São Sebastião

17h – Teatro Lambe-lambe:

  • Anselmo, da Gigi Produções
  • Pânico na Maçã – Quem são as pragas?, da Gigi Produções
  • Serrador – Quantas tábuas para construir uma vida?, da Gigi Produções
  • Portinari – E se o quadro Futebol de Portinari tivesse vida?, da Gigi Produções
  • Vida de Peixe-boi, da Gigi Produções
  • Mova-se, de Izabel Camargo
  • A Espera, da Cia Fuxico
  • A Bailarina, da Cia Fuxico
  • Trilogia dos Afetos – Amor: Título Provisório e Inalterável, da Cia As Caixeiras
  • Trilogia dos Afetos – A Partida, da Cia As Caixeiras
  • Trilogia dos Afetos – Quinina, da Cia As Caixeiras

Fotos: Márcio James

Publicidade

Leia mais

Secretaria de Cultura e Economia Criativa inicia programa de visitas ao Teatro Amazonas para colaboradores terceirizados

elayne

Gripe, resfriado ou Covid? Saiba identificar os sintomas e como diminuir o incômodo

elayne

Brasil derrota Espanha e garante lugar na final do futebol feminino

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais