Após o grave acidente ocorrido nesta segunda-feira (11) na rua 5, no Conjunto Boas Novas, na Zona norte de Manaus, em que uma carreta invadiu uma residência e deixou uma família ferida, o Especialista em Trânsito, Mario Ricardo Carvalho, fez um alerta importante à população sobre a necessidade de práticas constantes de direção defensiva e o respeito às normas de segurança viária.
De acordo com Mario Ricardo, que atua há mais de 20 anos na área de mobilidade urbana e segurança no trânsito, episódios como esse evidenciam o risco de negligência, falhas mecânicas e imprudência no transporte de cargas pesadas dentro do perímetro urbano.
“A direção defensiva deve ser um princípio básico, tanto para motoristas de veículos de passeio quanto, principalmente, para motoristas de veículos pesados, como caminhões e carretas. O motorista precisa estar preparado para antecipar riscos, manter distância segura e respeitar os limites de velocidade especialmente em áreas residenciais como bairros e conjuntos”, destacou o especialista.
Em vídeos que circulam na internet mostram que atrás da carreta vinha um veículo de pequeno porte. O condutor do carro percebeu o perigo praticando a direção defensiva e se afastou da carreta que desceu a ladeira desgovernada. O caso, que por sorte não resultou em mortes, reforça a urgência em promover campanhas de conscientização, fiscalização efetiva e a revisão constante das condições dos veículos que circulam pela cidade.
Segundo o especialista, professor Mário Ricardo o condutor do carro percebeu pela sua experiência que a carreta não iria conseguir subir o aclive muito acentuado e com a sua habilidade conseguiu desviar rapidamente da carreta.
“O condutor do carro pequeno percebeu que a carreta não ia conseguir subir, agiu rápido no momento em que fez a ré e conseguiu se afastar da carreta preservando assim a vida dele e todos dentro do veículo com a direção defensiva. É preciso educar para prevenir e proteger vidas. A direção defensiva fazer parte da rotina de todos que estão no trânsito”, concluiu.
Em Manaus, carretas com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas têm restrições de circulação em determinados horários e vias, especialmente na área central. De forma geral, a restrição ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, conforme informações da Prefeitura de Manaus. Caminhões com PBT acima de 16 toneladas podem ter restrições adicionais, especialmente em horários de pico.
O especialista em trânsito está disponível para entrevistas e maiores esclarecimentos sobre o tema
Mário Ricardo Carvalho é palestrante, professor, educador e especialista em trânsito na área de Mobilidade Urbana com expertise em Legislação de Trânsito. É autor da palestra: “Quanto Vale a sua Vida?”, com foco na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
Foi Professor da Universidade Nilton Lins e trabalhou como Educador de Trânsito e diretor geral de alguns Centro de Formação de Condutores no estado do Amazonas. Atualmente, é professor da Escola Pública de Trânsito/DETRAN-AM.