Conexão Amazônica
CAPACITAÇÃODESTAQUE

Prefeitura de Manaus e Funati promovem capacitação para cuidado humanizado à pessoa idosa

Publicidade

Com a missão de qualificar e ampliar a atenção dedicada à população idosa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), deu início, na quinta-feira, 14/8, ao “Projeto Capacita”. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) e integra o “Programa Saber e Cuidar 60+”, que busca fortalecer o atendimento prestado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na capital.

Voltado a servidores e colaboradores da FDT, o curso reúne conteúdos que aliam teoria e prática, com foco na melhoria do serviço prestado. Entre os temas abordados estão inteligência emocional, comunicação não violenta e fortalecimento do trabalho em equipe, aspectos essenciais para a construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e humanizado para os idosos atendidos pela instituição.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, ressaltou que a iniciativa representa um avanço significativo na qualidade do cuidado prestado pela gestão municipal

“Cursos como este são fundamentais para que possamos garantir o respeito e o cuidado que a pessoa idosa merece. É por meio da capacitação que fortalecemos o trabalho da prefeitura e asseguramos um atendimento de qualidade, com profissionais preparados para atender com atenção, carinho e responsabilidade”,

A pró-reitora de Ensino da Funati, Kennya Ferreira, destacou que o projeto marca o início de uma cooperação que une experiência e conhecimento para alcançar a excelência no cuidado. “A Funati e a FDT dão início à primeira atividade do programa ‘Saber e Cuidar 60+’, resultado de uma união de esforços e conhecimentos para qualificar ainda mais o cuidado com a pessoa idosa. Com o início do ‘Projeto Capacita’, reafirmamos o compromisso de formar profissionais de excelência, preparados para oferecer um atendimento cada vez mais humano e qualificado”.

Para o gerente de Psicologia da FDT, Adriano Lago, a formação fornece ferramentas essenciais para a rotina de trabalho nas ILPIs.
“Essa parceria com a Funati, trazendo cursos de mediação de conflitos e inteligência emocional, é muito importante para promover um ambiente seguro e humanizado tanto para o profissional de saúde quanto para o idoso institucionalizado. Com novas técnicas e métodos, os profissionais terão mais recursos para lidar com situações do dia a dia, mediar conflitos e contribuir para um convívio mais harmonioso”, avaliou.

A expectativa é de que o “Projeto Capacita” seja ampliado para outras áreas e equipes da fundação, fortalecendo o cuidado integral, físico, emocional e clínico oferecido às pessoas idosas atendidas pela rede municipal.

Texto e fotos – Luiz Benjamin/FDT
FDT – Fundação Doutor Thomas

Publicidade

Leia mais

Violência doméstica: homem é preso por ameaça e descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

elayne

Venezuela expulsa diplomatas de países que contestam eleição

elayne

Operação investiga tráfico internacional de uma tonelada de remédios

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais