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Pesquisa confirma aprovação de 96% do público e avalia experiência completa do maior festival gratuito de artes integradas do Brasil

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“#SouManaus Passo a Paço”, maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, vai passar por mais uma pesquisa quantitativa e qualitativa, conduzida por 66 pesquisadores acadêmicos de Turismo, História e Serviço Social da Universidade Nilton Lins, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A iniciativa ocorre por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a universidade e a Manauscult. O objetivo é apresentar uma pesquisa detalhada com indicadores socioeconômicos (quantitativos e qualitativos) do evento, fornecendo dados essenciais para avaliação institucional e adoção de políticas públicas que aprimorem os resultados e otimizem a aplicação de recursos.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destaca a importância desse levantamento. “A realização dessa pesquisa é fundamental para entendermos a experiência de todos os públicos, identificar oportunidades de melhoria e garantir que o ‘#SouManaus Passo a Paço’ continue sendo um evento de referência nacional, inclusivo e de alta qualidade”, afirmou.

A pesquisa, realizada anualmente durante o festival, acompanha a experiência de três públicos específicos: permissionários/empreendedores; turistas; e a população local que participa das atividades. Foram entrevistadas, no ano passado, 2.294 pessoas, entre empreendedores, turistas e população local, resultando numa aprovação de 96%. São analisados todos os aspectos do evento, incluindo grandiosidade da estrutura, acesso de entrada e saída, mobilidade interna, qualidade do line-up, infraestrutura – que avalia os 17 palcos e serviços oferecidos. O estudo também identifica o que está funcionando, o que deve ser mantido e o que precisa ser ajustado.

Além disso, a pesquisa avalia o perfil do público. Em levantamentos realizados em anos anteriores, a faixa etária média era de 45 anos. Nas últimas pesquisas, realizadas em 2023 e 2024, essa média caiu para 37 anos, mostrando que o festival se consolidou como um evento jovem e dinâmico, embora continue abraçando todas as idades.

Outro dado relevante é a abrangência geográfica do público, que inclui moradores de Manaus, visitantes de municípios próximos como Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, além de participantes de outros estados, como Pará, Rondônia, Roraima, e até mesmo de cidades internacionais, incluindo Bogotá, na Colômbia.

Com base nos resultados das pesquisas, os organizadores podem aprimorar continuamente a experiência do festival, garantindo maior eficiência, conforto, segurança e atratividade para todos os públicos.

A edição de 2025 do festival contará novamente com esta pesquisa, reforçando o compromisso com a qualidade, acessibilidade e experiência do público, mantendo o evento como referência no cenário cultural nacional.

Texto – Jéssica Trajano / Manauscult

Foto – Arquivo / Semcom

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