O ato marcou a transmissão do cargo do general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves para o general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho, que assume a missão de liderar uma das estruturas militares mais estratégicas do país. O CMA é responsável pelos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, abrangendo a 12ª Região Militar, e desempenha papel fundamental na defesa, integração e desenvolvimento da Amazônia.
Adjuto Afonso destacou a relevância da instituição para a segurança nacional e para a valorização da Amazônia.
“O Comando Militar da Amazônia tem um papel estratégico não apenas na defesa das nossas fronteiras, mas também na integração e no desenvolvimento da região. Registro meus agradecimentos ao general Costa Neves pelo trabalho realizado com dedicação e compromisso, e desejo pleno êxito ao general Luiz Gonzaga Viana Filho, que agora assume a condução desta missão tão importante para o nosso país”, afirmou o parlamentar.
A formatura de troca de comando de Costa Neves para Viana Filho, dois quatro gerais estrelas, foi presidida pelo general Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército. A solenidade contou também com a presença de autoridades civis e chefes militares de outras regiões.
O general de exército Luiz Gonzaga Viana Filho nasceu em 25 de agosto de 1965, na cidade de Picos, Piauí. Estudou no Colégio Militar de Fortaleza. Incorporou nas fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1981, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras, em 12 de dezembro de 1987.
Sua promoção a general de exército se deu em 31 de julho de 2025. Só generais quatro estrelas, última patente da carreira no Exército, podem comandar o CMA.