Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Amazônia de Pé: Boi Caprichoso vence Desafio dos Bumbás com mais de 6 mil assinaturas

Publicidade

O Boi-Bumbá Caprichoso conquistou o título de campeão do Desafio dos Bumbás da Amazônia de Pé 2025, após mobilizar sua torcida e alcançar 6.436 assinaturas em defesa da floresta amazônica. O destaque da mobilização ficou por conta da Raça Azul, segmento do Caprichoso responsável por reunir o maior número de assinaturas, com um total de 3.529, um feito que simboliza a força e a dedicação dos azulados.

O coordenador da Raça Azul, Ângelo Gomes, comemorou a marca conquistada.
“Foram dias de muito empenho, de ir para as ruas, para os ensaios, de conversar com cada pessoa. Chegar a mais de 3.500 assinaturas é um orgulho imenso, mas o maior orgulho é saber que fizemos isso juntos, como povo Caprichoso. Só parabenizar a Raça Azul e toda nação azul e branca”, disse.

Para Patrícia Patrocínio, Relações Públicas, Movimento Amazônia de Pé, a mobilização mostra a força da cultura como ferramenta de transformação. “A participação do Caprichoso no Desafio dos Bumbás representa um marco para o Movimento Amazônia de Pé, porque mostra como a cultura popular pode se transformar em força de mobilização política. Quando a torcida e a nação azulada se engajam nessa campanha, não é apenas uma manifestação cultural, mas um grito coletivo pela defesa da floresta e dos povos que a habitam. Esse envolvimento amplia a visibilidade da causa, sensibiliza novos públicos”, destacou.

A campanha contou ainda com o apoio dos demais segmentos, espaços culturais e pontos de encontro azulados, como o Movimento Marujada, o Quilombo do Barranco de São Benedito, o Bar do Lourinho e o grupo Conexão Caprichoso no Rio de Janeiro.

Para além da rivalidade, o bumbá reforça que o desafio não teve como objetivo a competição direta com o boi contrário, mas sim a soma de esforços para proteger a floresta e os povos que nela vivem.

Para se juntar a essa luta pela defesa da Amazônia, você pode deixar sua assinatura nos locais abaixo:

Parintins/AM: Curral Zeca Xibelão – R. Gomes de
Castro, 685 – Centro.
→ Manaus/AM: AIHHUAM – Rua Jose Clemente, Radio
Rio Mar 4° – Centro.
→ Belém/PA: Amazônia Artesanal – Rua Dr Malcher, 23.
Cidade Velha. Ao lado da igreja da Sé.
* Rio Brando/AC: SOS Amazônia – Rua Pará, 61 – Habitasa.
→ Amajari/RR: Escola Estadual Indígena Tobias Barreto
– Comunidade Indígena Mangueira.
→ RO: Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob – Terra Indígena Sete de Setembro – Aldeia Paiter, Linha 9, Km 45 final, s/n, Cacoal
Mcacapá/AP: Juventude Lixo Zero Amapá (UNIFAP)
– Rod. Josmar Chaves Pinto, km 02 – Jardim Marco
Zero.

Fotos: Pedro Coelho

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus lança Sistema de Gestão de Contratos

elayne

Solidão no Natal e Ano Novo: Como encontrar conexão e significado na época mais emocional do ano

elayne

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais