Conexão Amazônica
DESTAQUEINTERNACIONAL

Venezuela intensifica alistamento civis para combater possível ataque dos EUA

Publicidade

Milhares de pessoas se alistaram nas forças militares da Venezuela para enfrentar um possível ataque do Estados Unidos. Mulheres, aposentados e funcionários públicos foram convocados para se alistarem. O presidente Nicolás Maduro, pediu a abertura de registro da Milícia Bolivariana, que é formado na maior parte por civis  e integrado às forças armadas.

Os Estados Unidos vai posicionar três navios em águas internacionais diante da costa da Venezuela e afirma que a ação é para combater o narcotráfico. O Milicianos sobre a orientação de Maduro montaram pontos estratégicos para o cadastro dos civis, entre eles está o palácio de Caracas.

“Você já serviu antes?”, perguntou uma miliciana uniformizada a Óscar Matheus, que aguardou pacientemente na fila. “Estou aqui para servir ao nosso país”, disse à AFP esse auditor, de 66 anos. “Não sabemos o que pode acontecer, mas temos que nos preparar e continuar resistindo. A pátria nos chama, o país precisa de nós”, expressou Rosy Paravabith, de 51.

Em 2020 a Milícia bolivariana possuía cerca de 343 mil integrantes, de acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS). Porém, Maduro informou que somente a Milícia contava com, milhões de soldados. Após a abertura para cadastro de civis não se sabe ao certo quantas pessoas compõem a grupo, que tem tem sua politização bastante clara.

Depois de inscritos os voluntários passam por uma sala onde assistem a um documentário sobre o bloqueio de nações euro peias à costa venezuelana em 1902 e1903, após a recusa do presidente, Cipriano Castro em pagar a dívida externa do país. Na sala seguinte um tenente explica aos novatos o poder de fogo de cada armamento, o alcance e espaço onde cada um deve ser usado.

Uma recompensa foi pedida pela cabeça de Nicolas Maduro que é acusado de liderar um grupo do narcotráfico conhecido como Cartel dos Sóis.

Foto:Pedro Mattey/AFP

Publicidade

Leia mais

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

elayne

David Almeida tem 76% de aprovação e segue líder das intenções de votos em Manaus, mostra Pesquisa Quaest

elayne

Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais