Conexão Amazônica
DESTAQUEFAMOSOS

Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos em Porto Alegre

Publicidade
Morreu na madrugada deste sábado (30), o escritor gaúcho Luís Fernando Verrísimo,  após complicações causadas por uma pneumonia. Ele estava internado desde o mês de agosto em uma unidade de terapia intensiva (UTI), no Hospital Moinhos de Ventos, em Porto Alegre.
O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa e mais três filhos, Fernanda, Mariana e Pedro Veríssimo. Em 2021 ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), e um ano depois fez uma operação onde recebeu um marca-passo no coração. Ele também tinha mal de Parkinson.

O gaúcho era filho do escritor Érido Veríssimo e chegou a publicar mais de 80 livros, entre os destaques estão O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e As mentiras que os homens contam. Graças as crônicas e contos Veríssimo se tronou um dos escritores contemporâneos mais famoso do país. O livro O Analista de Bagé, lançado em 1981, teve a primeira edição esgotada em uma semana.

O escritor atuou em diferentes áreas como e formatos como: cartunista, tradutor, colunista, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo, romancista. Além da escrita o ele também era um apreciados da boa música e praticava saxofone.

Em um entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil,o escritor falou um pouco sobre a sua trajetória.

“Até os 30 anos eu não tinha a menor ideia de ser escritor, muito menos jornalista. Eu fiz de tudo, e nada deu certo. Aí quando eu comecei a trabalhar em jornal – e naquela época não precisava de diploma de jornalista – foi quando eu descobri a minha vocação. Sempre li muito, mas nunca tinha escrito nada. Então, eu sou um caso meio atípico”, disse.

 

Foto: Sylvio Sirangelo/VEJA)

 

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus entrega feira do Panair revitalizada para população na zona Sul da cidade

elayne

Trânsito e transporte terão mudanças para o Desfile Militar de 7 de setembro

elayne

Prefeitura de Manaus nomeia médica e auxiliar em saúde bucal aprovadas no concurso da Semsa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais