Conexão Amazônica
SHOW

Prefeito David Almeida anuncia programação do aniversário de Manaus e reforça valorização da diversidade cultural nos 356 anos da capital

Publicidade

 

Manaus vai celebrar seus 356 anos com uma das maiores edições já realizadas do tradicional “Boi Manaus”. O prefeito David Almeida anunciou, no início da noite desta quinta-feira, 2/10, no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico, a programação oficial do evento, que chega à 28ª edição como marco das comemorações de aniversário da capital amazonense. O prefeito também anunciou a celebração gospel, na Ponta Negra, zona Oeste, e a comemoração com seresta e outros ritmos, na zona Leste.

 

O “Boi Manaus 2025″ será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, sambódromo, reunindo mais de 45 artistas. Entre as novidades, está a participação especial dos bois de Parintins, Garantido e Caprichoso, que apresentarão seus itens oficiais completos, dividindo o palco com os bois de Manaus, como Brilhante, Tira-Prosa e Corre-Campo.

 

Ao anunciar o evento, o prefeito destacou que o “Boi Manaus” representa não apenas uma festa popular, mas um patrimônio cultural da cidade. “Na minha infância, eu tinha um boi que dançava na frente da minha casa, o Tira-Prosa, do bairro Santa Luzia. Eu sou do Morro da Liberdade e me sinto feliz em ver esse resgate da nossa história, da nossa arte e da nossa cultura. O ‘Boi Manaus’ é uma expressão cultural que carrega a identidade de nossa gente e celebra o aniversário da cidade”, afirmou.

 

A programação contará ainda com eventos que antecedem os dias oficiais da festa: a Feirinha do Tururi, de 8 a 12/10, no mirante Lúcia Almeida; o inédito Boizinho de Manaus, no dia 12/10, também no mirante Lúcia Almeida e voltado para crianças e famílias; e o “Esquenta do Boi Manaus”, de 15 a 19/10, no estacionamento do sambódromo, reunindo atrações locais.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Jender Lobato, ressaltou o empenho da gestão municipal na retomada da grandiosidade do evento. “Graças à confiança do prefeito David Almeida, conseguimos resgatar o ‘Boi Manaus’ no ano passado, enchendo o sambódromo novamente. Este ano, teremos uma edição ainda maior, com estrutura de ponta e espaço para mais de 50 mil pessoas. O ‘Boi Manaus’ é uma festa democrática, onde todos participam e todos são valorizados”, disse.

 

Representantes dos bois de Parintins também destacaram a importância da festa. “Estamos orgulhosos desse resgate do ‘Boi Manaus’. Em 2025 teremos um espetáculo ainda maior, celebrando nossa identidade cultural com Caprichoso, Garantido e os bois de Manaus no sambódromo. É um momento de agradecimento e de valorização de todos nós artistas”, afirmou o apresentador do boi Garantido, Israel Paulain.

 

Na mesma linha, o apresentador do Boi Caprichoso, Edmundo Oran, destacou que o “Boi Manaus” amplia o alcance da cultura do boi-bumbá. “Parabenizo a Prefeitura de Manaus por valorizar essa tradição. O boi-bumbá é a identidade do povo amazônida e o evento é motivo de orgulho para todos nós”.

 

Diversidade

 

Além do “Boi Manaus”, o prefeito destacou que a agenda de celebrações contempla também a diversidade religiosa e cultural da cidade. “Mais de 40% da população de Manaus é evangélica, e desde 2022 nós também realizamos um grande evento gospel como parte do aniversário da cidade. Este ano, teremos a apresentação do cantor Gabriel Guedes, na Ponta Negra, além das festividades na zona Leste, na alameda Alphaville, com a participação da cantora seresteira Klessinha, que já se consolidou como sucesso nos últimos anos”, reforçou.

 

David Almeida ressaltou que as comemorações reafirmam um dos eixos centrais de sua gestão: a valorização das manifestações culturais em todas as suas formas. “Eu quero parabenizar a arte, a cultura, o folclore e todos os artistas que ajudam a manter viva a nossa identidade amazônica. O aniversário de Manaus é de todos, e o meu respeito e reconhecimento estão com cada pessoa que faz parte desse patrimônio cultural imaterial, que é o boi-bumbá e a diversidade que nos representa”, completou.

 

O “Boi Manaus 2025”, que integra o calendário oficial da cidade, consolida-se como um dos maiores espetáculos culturais da região Norte, reafirmando Manaus como capital da diversidade e da tradição amazônica.

 

“Viva Manaus, parabéns a todos e muito obrigado”, concluiu David Almeida, sob aplausos de artistas, representantes culturais e autoridades presentes no lançamento da programação.

 

Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito

Fotos – Antonio Pereira / Semcom-Prefeito e Clóvis Miranda / Semcom

Publicidade

Leia mais

Sorriso Maroto – As Antigas promete mexer na memória dos fãs neste sábado (4/5)

Daly Ruiz

Ivete Sangalo vai reunir 100 fãs para show exclusivo na abertura da turnê ‘A Festa’, em Manaus

Daly Ruiz

Amazonas Green Jazz Festival realiza shows com dois grandes artistas brasileiros

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais