Conexão Amazônica
DESTAQUEINTERNACIONAL

Bebé de brasileiro cai no chão ao nascer em hospital de Portugal

Publicidade

O brasileiro Frederico Werpel Fernandes denunciou que o seu filho, Levi, bateu com a cabeça no chão ao nascer sem atendimento adequado na receção do Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, no último sábado (5).

Segundo Frederico, a esposa Fernanda, que estava em trabalho de parto, não recebeu a devida atenção dos profissionais de saúde. Ele afirmou que houve xenofobia, falta de preparo e descuido no atendimento:

“Zombaram da minha esposa por estar com dores, dizendo que, como era o terceiro filho, ela devia aguentar. Ninguém acreditou nela”, contou.

O casal vive legalmente em Portugal desde 2021 e tem outros dois filhos nascidos no país. No hospital, Frederico pediu ajuda e uma maca, mas, segundo ele, ninguém reagiu — nem mesmo policiais e bombeiros que estavam no local.

Fernanda acabou dando à luz no chão da receção, sem assistência médica.


Queixa e investigação

Frederico apresentou queixa formal ao hospital, à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e à Ordem dos Médicos, alegando violação dos protocolos de emergência.

Na denúncia, ele relatou que a equipa ignorou a situação de urgência, obrigando o casal a seguir os procedimentos administrativos, como tirar senha e aguardar atendimento.

“Minha esposa estava em sofrimento extremo e não havia maca. Ofereceram apenas uma cadeira de rodas, que era inadequada para o estado dela”, escreveu.


Estado de saúde da mãe e do bebé

Levi foi levado para exames e passa bem. Foram feitas duas tomografias para verificar possíveis hemorragias internas, mas nenhuma lesão foi identificada.

Fernanda, que trabalha com turismo, já teve alta, enquanto o bebé permanece internado para observação, com previsão de alta ainda hoje.


Situação do sistema de saúde

Este ano, 60 bebés nasceram em ambulâncias em Portugal, segundo dados oficiais. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta falta de profissionais e estrutura nas maternidades, especialmente aos fins de semana, quando algumas unidades estão fechadas.

O Hospital Santos Silva afirmou, em comunicado, que realizou um exame de monitorização (CTG) e que, na altura, não havia sinais de parto ativo, acrescentando que mudanças súbitas no quadro clínico podem acontecer, mesmo em mulheres com partos anteriores.

Foto: Frederico Werpel Fernandes/divulgação

Publicidade

Leia mais

Polícia Civil prende homem envolvido em roubo majorado de veículo no bairro Parque Dez

elayne

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

elayne

Inscrições gratuitas abertas para curso técnico de Teatro na Escola Sesc de Artes Dramáticas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais