Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍCIA

PF deflagra nova fase da Operação Sem Descontos contra fraudes do INSS no Amazonas

Publicidade
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (9), uma nova fase da Operação Sem Desconto, ação que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados aplicados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A operação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em diversos estados do país — São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia, além do Distrito Federal.

Em comunicado oficial, a corporação informou que o objetivo da ofensiva é aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio.

Esquema bilionário

A Operação Sem Desconto teve sua primeira fase deflagrada em abril deste ano, quando PF e CGU começaram a apurar um esquema que teria desviado valores de aposentados e pensionistas por meio de descontos indevidos em benefícios previdenciários.

As estimativas apontam que entidades envolvidas tenham realizado descontos que somam cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Durante a primeira etapa da operação, seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

O escândalo também motivou a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) no Congresso Nacional, responsável por aprofundar a apuração sobre as fraudes e seus impactos nos cofres públicos e nas vítimas do esquema.

a6e8ab0c-645d-438c-9db9-52cd94ddc470.jpg
WhatsApp Image 2025-10-09 at 08.06.17 (1).jpeg
Foto: PF

 

Publicidade

Leia mais

Wilson Lima vistoria obras do primeiro Hospital Veterinário Público do Amazonas

elayne

Policiais militares da Rocam detêm suspeitos com arma e drogas na zona Centro-Oeste

elayne

Base provisória da Semseg será primeiro imóvel ocupado do ‘Nosso Centro’ pela Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais