Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Micro e nanoplásticos já contaminam água, ar e alimentos, aponta estudo brasileiro

Publicidade

Pesquisadores brasileiros confirmaram que micro e nanoplásticos estão presentes em praticamente todos os ambientes e até no corpo humano. O levantamento, feito por cientistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), analisou 140 estudos internacionais sobre o tema.

Segundo o coordenador do estudo, professor Vitor Ferreira (UFF), os plásticos se fragmentam em partículas microscópicas quando expostos à luz solar. Essas partículas acabam na água, no ar e nos alimentos, sendo ingeridas por humanos e animais.

“Até a água que bebemos contém micro e nanoplásticos”, alertou Ferreira. O estudo foi financiado pela Faperj e pelo CNPq.

Os cientistas detectaram partículas em produtos como sal, açúcar e mel, além de peixes e frutos do mar. Animais contaminados foram encontrados da Amazônia ao Rio Grande do Sul. A inalação e a absorção pela pele também são fontes de exposição.

Estima-se que uma pessoa consuma entre 39 mil e 52 mil microplásticos por ano — número que pode ultrapassar 120 mil quando incluída a inalação. Para quem consome apenas água engarrafada, a ingestão pode ser ainda maior.

Após entrar no organismo, as partículas podem se acumular em pulmões, tecidos e até em placentas humanas. Pesquisadores já detectaram microplásticos em 60% dos coágulos analisados em um estudo clínico.

Ferreira defende medidas urgentes para reduzir a poluição plástica, como o fortalecimento da reciclagem e políticas públicas de controle. Ele lembra que a ONU tenta desde 2022 aprovar um tratado internacional para combater a poluição por plásticos — acordo que ainda não foi concluído.

Foto: Reprodução

Publicidade

Leia mais

Organizações se mobilizam para criar área de proteção na nascente do rio Amazonas

elayne

Comando de Policiamento Ambiental detém pessoas por extração ilegal de minério na AM-010

elayne

Dia Mundial da Água: bilhões não têm acesso à água e sabão

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais