Conexão Amazônica
DESTAQUEINTERNACIONAL

Imigrantes brasileiros no Japão expressam preocupação com nova primeira-ministra Sanae Takaichi

A conservadora Sanae Takaichi, do Partido Liberal Democrático (PLD), foi eleita nesta terça-feira (21) primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no país.

Aos 64 anos, Takaichi obteve 237 votos na Câmara Baixa e 125 na Câmara Alta, garantindo maioria simples. Ela assume em meio a escândalos políticos e baixa confiança pública no PLD, que governa o Japão quase ininterruptamente há décadas.

Durante a campanha, Takaichi defendeu políticas mais rigorosas de imigração, incluindo a criação de um centro nacional de controle migratório, proposta que preocupa comunidades estrangeiras, especialmente os imigrantes brasileiros.

Em entrevista ao Asahi Shimbun, a nova premiê afirmou que o objetivo é “responder às preocupações da população sobre segurança e cultura”, negando motivações xenófobas. Críticos, no entanto, alertam que sua retórica pode reforçar discursos anti-imigração.

📊 Crescimento da população estrangeira

Segundo dados da Agência de Imigração do Japão, havia em junho de 2025 cerca de 3,96 milhões de estrangeiros no país — mais de 3% da população total, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Os chineses lideram com 900 mil residentes, seguidos por vietnamitas (660 mil) e coreanos (409 mil). O Brasil ocupa a sétima posição, com 211 mil residentes.

Apesar do avanço na diversidade, imigrantes relatam discriminação no trabalho e na moradia. O engenheiro brasileiro Sakai, residente há nove anos, contou ter enfrentado recusas ao tentar alugar um imóvel. “Se os japoneses não mudarem essa mentalidade etnocêntrica, o país não avançará”, afirmou.

⚠️ Nacionalismo em ascensão

O discurso nacionalista ganhou força com o partido Sanseito, que defende o lema “Japan First”, inspirado em slogans de Donald Trump. Nas últimas eleições, o partido conquistou 14 das 125 cadeiras em disputa na Câmara Alta.

O Movimento Brasileiros Emigrados (MBE) e outras organizações emitiram um alerta sobre o crescimento de discursos xenófobos, sobretudo nas redes sociais.


Segundo o cofundador do MBE, Miguel Kamiunten, “mesmo após 30 anos da adesão do Japão à Convenção contra a Discriminação Racial, o discurso de ódio ainda é forte”.

Especialistas apontam que o endurecimento político contrasta com as necessidades econômicas do país, que enfrenta escassez de mão de obra. O governo prevê atrair 820 mil trabalhadores estrangeiros nos próximos cinco anos por meio do visto de habilidades específicas, criado em 2019.

O cientista político Masaya Hiyazaki alerta: “Sem a presença estratégica de estrangeiros, o Japão não conseguirá se sustentar demograficamente. É preciso evitar que a sociedade siga um caminho xenófobo.”

Imagem: Reprodução

Leia mais

Médica aponta cuidados no uso de vitaminas para suplementação

Daly Ruiz

Hospital Platão Araújo alerta para prevenção às lesões ortopédicas, durante o Carnaval

Daly Ruiz

Após denúncia anônima, PMAM captura foragido da Justiça em posse de entorpecentes

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais