Um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 46% dos homens acima de 40 anos só procuram atendimento médico quando apresentam algum sintoma. Entre os usuários do SUS, esse número sobe para 58%.
A pesquisa apontou ainda que o câncer de próstata é a doença urológica que mais causa medo nos homens (58%), seguido pela impotência sexual (37%). Além disso, apenas 32% afirmam estar muito preocupados com a própria saúde.
Entre os problemas mais relatados estão o sedentarismo (26%), a pressão alta (24%) e a obesidade (12%). Já entre homens com mais de 60 anos, a pressão alta é o problema mais recorrente.
Os médicos alertam que a falta de prevenção contribui para a menor expectativa de vida masculina — sete anos inferior à das mulheres, segundo o IBGE.
A hiperplasia prostática benigna (HBP) é a condição mais comum da próstata, embora seja pouco conhecida: apenas 43% dos homens sabem o que é. A SBU reforça que o diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações no trato urinário e nos rins.


