Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Pesquisa revela que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem sintomas

Publicidade

Um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 46% dos homens acima de 40 anos só procuram atendimento médico quando apresentam algum sintoma. Entre os usuários do SUS, esse número sobe para 58%.

A pesquisa apontou ainda que o câncer de próstata é a doença urológica que mais causa medo nos homens (58%), seguido pela impotência sexual (37%). Além disso, apenas 32% afirmam estar muito preocupados com a própria saúde.

Entre os problemas mais relatados estão o sedentarismo (26%), a pressão alta (24%) e a obesidade (12%). Já entre homens com mais de 60 anos, a pressão alta é o problema mais recorrente.

Os médicos alertam que a falta de prevenção contribui para a menor expectativa de vida masculina — sete anos inferior à das mulheres, segundo o IBGE.

A hiperplasia prostática benigna (HBP) é a condição mais comum da próstata, embora seja pouco conhecida: apenas 43% dos homens sabem o que é. A SBU reforça que o diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações no trato urinário e nos rins.

Publicidade

Leia mais

Presidente David Reis destaca prioridades para segundo semestre de 2025 na CMM

Elaine Marques

Contribuintes têm até 30 de novembro para solicitar créditos da Nota de Serviço para abatimento no IPTU 2025

Elaine Marques

Governo anuncia construção de primeiro hospital indígena

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais