Consumidores com dívidas em atraso em cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades bancárias têm até o próximo dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido por mais de 160 instituições financeiras em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.
O objetivo é facilitar a renegociação de débitos bancários em condições especiais, como parcelamentos diferenciados, descontos no valor total ou redução de juros. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não fazem parte da iniciativa.
As negociações podem ser realizadas diretamente nos canais oficiais dos bancos participantes ou pela plataforma consumidor.gov.br — serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas. Para acessar o sistema, é necessário ter conta nível Prata ou Ouro no portal Gov.br.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o mutirão também contempla atendimentos presenciais nos Procons que aderirem à campanha. “No caso de pessoas superendividadas, o processo requer apoio do Procon para a criação de um plano de pagamento personalizado”, informou a entidade.
Como participar
As informações sobre instituições participantes e canais de atendimento estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia – Febraban.
Quem preferir pode se cadastrar diretamente no site consumidor.gov.br, escolher a instituição credora e seguir as instruções para envio da solicitação. O banco tem até dez dias para responder ao pedido.
O consumidor pode ainda consultar suas dívidas financeiras por meio do Registrato, sistema do Banco Central que fornece relatórios sobre contas e operações de crédito.
Débitos fora do sistema bancário podem ser negociados no Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos em dívidas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, instituições de ensino e financeiras. As negociações também podem ser feitas em agências dos Correios participantes do feirão.
Foto: Reprodução


