Conexão Amazônica
DESTAQUEEVENTO

Carimbolando festeja o dia da Consciência Negra no Quilombo de São Benedito

Publicidade
Maracatu Eco da Sapopema, Marujada de Guerra do Boi Caprichoso e Grupo Maroaga estão entre as atrações que encerram o festival neste sábado (8/11)

Manaus (AM) – O som dos tambores e das tradições afro-amazônicas vai ecoar mais uma vez no Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, neste sábado (8/11), a partir das 15h. O Festival Carimbolando: Despertando o Sonho Cabano encerra a edição de 2025 com uma grande celebração à cultura negra, reunindo música, dança e manifestações populares em uma tarde de ancestralidade e resistência.

A primeira noite do evento foi marcada por força e simbolismo, abrindo caminhos para uma programação que reafirma a cultura negra e afro-indígena em toda sua potência. As formações e apresentações destacaram o protagonismo cultural dos povos e grupos tradicionais, a valorização da cultura popular e a importância da acessibilidade.

“Na grande celebração deste sábado, esperamos receber o público de todas as zonas da cidade nesse aquilombamento que celebra a ancestralidade, a cultura e a história negra no Quilombo de São Benedito”, destaca Andarilha, produtora cultural e uma das organizadoras do festival.

Após reunir cerca de 60 participantes na primeira noite, o Carimbolando retorna com apresentações de Grupo Maroaga, Maracatu Eco da Sapopema, Samba da Cor, Cocada Baré, Do Quilombo se fez Samba Raiz (com participação especial de Sisi Rolim) e o encontro festivo entre Marujada de Guerra e Movimento Marujada, que encerra a noite em cortejo.

O projeto é uma realização da Caldo Negro Produções, em parceria com o Cocada Baré, o Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito e o Movimento Marujada, com apoio do Concultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Manaus.

 PROGRAMAÇÃO – Sábado, 8 de novembro
Quilombo Urbano de São Benedito – Av. Japurá, 1527, Praça 14 de Janeiro, Manaus (AM)
15h – Grupo Maroaga
16h – Maracatu Eco da Sapopema
17h – Samba da Cor
18h – Cocada Baré
19h – Do Quilombo se fez Samba Raiz (participação de Sisi Rolim)
20h às 22h – Marujada de Guerra e Movimento Marujada

Fotos: Jessica Oliveira 
Publicidade

Leia mais

Novas viaturas entregues pelo Governo do Amazonas reforçam o trabalho da Ronda Maria da Penha e da Delegacia da Mulher

elayne

Técnica de ‘hidrossemeadura’ é utilizada pela prefeitura para conter erosão no Nova Cidade

elayne

Cigarros eletrônicos: suspensão de CNPJ pode ser ineficaz

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais