Belém, Pará – A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, contará com a participação de duas jovens representantes do estado do Amazonas. A iniciativa, viabilizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reunirá 18 jovens de seis estados brasileiros em um esforço para amplificar a perspectiva da juventude no debate global sobre a crise climática. A COP30 terá início nesta segunda-feira (10) e se estenderá até 21 de novembro.
As jovens selecionadas, residentes em Tefé e Manaus, pertencem ao povo Kambeba. Elas levarão para a conferência pautas cruciais relacionadas à luta dos povos indígenas, à proteção dos recursos naturais e à garantia de saúde, segurança e proteção para as futuras gerações, em face do desmatamento e da poluição dos rios.
Os adolescentes e jovens que compõem a delegação participam ou participaram de diversas iniciativas do UNICEF voltadas ao combate às mudanças climáticas, incluindo a campanha EntreNoClimaUNICEF. Muitos também são membros dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) ou integram o Conselho Jovem, além de participarem de outras ações apoiadas pelo UNICEF, como o curso de Formação em Jovens Lideranças Climáticas, que selecionou 50 participantes de todo o país. Durante a COP30, eles participarão de painéis, eventos paralelos e reuniões com líderes nacionais e internacionais, com o objetivo de destacar as experiências e os desafios enfrentados em suas comunidades.
Isabele Cristina Gomes Taite, de 19 anos, residente em Tefé, é uma das representantes do Amazonas. Indígena do povo Kambeba, Isabele atua como ativista em defesa da saúde indígena, do meio ambiente e dos direitos das mulheres, crianças, jovens e pessoas LGBTQIA+. Ela ocupa posições de liderança na Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas, Makira-E’TA, na União dos Povos Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (UNIPI-MSA) e no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes.
Tainara Kambeba, de 21 anos, natural de Manaus, também representará o Amazonas. Indígena do povo Omagua Kambeba, Tainara integra a Rede de Comunicadores Jovens da Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira E’ta) e é uma ativa defensora do clima. Em 2023, ela participou da delegação de adolescentes e jovens da UNICEF Brasil na COP27 e atua como Jovem Ativista UNICEF.
A participação desses jovens na COP30 reflete o compromisso do UNICEF em promover a justiça climática e reconhecer que os impactos da crise climática já afetam diretamente os direitos fundamentais das gerações presentes e futuras.
Fonte: d24am.com


