Manaus – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) sediará mais uma edição dos seus tradicionais Seminários da Amazônia nesta quinta-feira, dia 13. A bióloga e professora Cintia Cornelius conduzirá a apresentação, explorando o tema “Biodiversidade em transformação: dinâmicas ecológicas em paisagens modificadas por atividades humanas na Amazônia central”. O evento será realizado no Centro de Convivência do Campus 1 do Inpa (prédio 97), com início às 16h.
A palestra se concentrará em como ações humanas, como o desmatamento, a fragmentação de habitats e as mudanças climáticas, têm alterado os processos ecológicos na região. A análise proposta abordará a interação desses fatores de estresse sobre os ecossistemas tropicais.
Cintia Cornelius detalha que apresentará uma síntese dos resultados do projeto “Biodiversidade nas Cidades”, focando nas respostas de populações e comunidades de espécies de vertebrados e invertebrados em uma paisagem em transformação na região metropolitana de Manaus. Ela pretende demonstrar como diversos fatores ambientais influenciam a composição das comunidades, os padrões de abundância, o comportamento e a morfologia das espécies, considerando os diferentes níveis de antropização da paisagem. A professora também demonstrará como abordagens experimentais podem auxiliar na compreensão desses padrões.
Cintia Cornelius é professora Associada no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, desde 2022, coordena o Programa de Pós-graduação em Zoologia da Ufam. Possui graduação em Ciências Biológicas pela P. Universidade Católica de Chile (1996), doutorado em Ecologia, Evolução e Sistemática pela University of Missouri-St.Louis (2007) e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2009).
Atualmente, atua como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Zoologia (Ufam) e em Ecologia (Inpa). Sua expertise reside na área de ecologia, com ênfase em ecologia de paisagens, ecologia de populações e conservação de aves. Ela demonstra um interesse particular nas consequências ecológicas das alterações na paisagem decorrentes de atividades humanas, bem como nos efeitos do desmatamento e da fragmentação de habitats.
Os Seminários da Amazônia são eventos gratuitos e abertos ao público, tanto interno quanto externo. As palestras abordam temas diversos e atuais relacionados à Amazônia, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre novas pesquisas e estratégias para enfrentar desafios que afetam a biodiversidade, as cidades e seus habitantes. Especialistas são convidados para contribuir com o conhecimento científico apresentado.
Fonte: d24am.com


