Conexão Amazônica
DESTAQUE

Indígena morto em ataque armado a retomada no mato grosso do sul

Agência Brasil
Publicidade

Um indígena Guarani Kaiowá foi morto durante um ataque armado à retomada Pyelito Kue, localizada no município de Iguatemi, no sul do Mato Grosso do Sul. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou o ocorrido, manifestando profundo pesar pelo crime e classificando o assassinato como inaceitável.

Equipes foram mobilizadas para acompanhar as investigações e articular ações com órgãos de segurança pública.

A vítima foi identificada como Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, de 36 anos, que foi atingido por um tiro na cabeça durante a ação de cerca de 20 homens armados que invadiram a área por volta das 4h da manhã.

Além da morte, outros quatro indígenas, incluindo adolescentes e uma mulher, ficaram feridos por arma de fogo ou balas de borracha. A comunidade relatou que os autores do ataque tentaram levar o corpo de Vicente, mas foram impedidos pelos indígenas.

Relatos enviados à Funai indicam que os criminosos cercaram a comunidade e bloquearam o acesso à área, inclusive destruindo uma ponte. Servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) também foram mobilizados.

A escalada recente de retomadas no sul do estado está relacionada à tentativa dos indígenas de frear a pulverização de agrotóxicos, que tem afetado a saúde e a segurança alimentar das aldeias.

A retomada de Pyelito Kue está localizada na Terra Indígena Iguatemipeguá I, cujo Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) foi publicado pela Funai em 2013, com área de 41,5 mil hectares. A comunidade afirma esperar há cerca de 40 anos pela conclusão do processo demarcatório.

A Funai ressalta que a morte do indígena Guarani Kaiowá acontece em um momento em que a importância dos povos indígenas para a mitigação climática é amplamente discutida.

No dia 3 de novembro, foi instituído um Grupo de Trabalho Técnico (GTT) para reunir informações e contribuir com a mediação de conflitos fundiários envolvendo os povos indígenas no sul do Mato Grosso do Sul. A iniciativa envolve o Ministério dos Povos Indígenas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Publicidade

Leia mais

Candidatos a vereador do Partido Mobiliza declaram apoio ao prefeito David Almeida

elayne

Em nova fase, ‘Asfalta Manaus’ da prefeitura alcança mais de 3 mil ruas com recapeamento

elayne

Prefeito David Almeida participa da integração de novos servidores da Semsa e anuncia ampliação da rede de saúde

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais