O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, nesta quinta-feira (20), otimismo em relação ao futuro das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Lula comentou sobre a suspensão de tarifas de 40% imposta sobre uma lista de produtos brasileiros, classificando a medida como um sinal positivo.
“Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante”, declarou o presidente, reconhecendo a relevância da decisão. Lula fez um agradecimento direto ao ex-presidente Donald Trump pelo gesto, manifestando o desejo de que ambos possam se encontrar para aprofundar o diálogo e fortalecer os laços entre os dois países. “Ele [Trump] está convidado para vir no Brasil quando ele quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para zerar qualquer celeuma comercial, política, entre Brasil e EUA”, afirmou.
O vídeo foi gravado em São Paulo, momentos antes de Lula embarcar para a África do Sul, onde participará da Cúpula do G20. Na ocasião, o presidente estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula reforçou a importância de alcançar um entendimento comercial abrangente entre os dois países.
O governo brasileiro também se manifestou sobre o assunto, emitindo uma nota por meio do Itamaraty, na qual expressa satisfação com a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para uma série de produtos agropecuários importados do Brasil. A nota ressalta que a medida foi tomada após recomendações de altos funcionários do governo Trump, em virtude do “avanço inicial das negociações” com o governo brasileiro.
A medida, segundo informado, tem efeito retroativo a 13 de novembro, data da última reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio, em Washington, onde trataram do avanço das negociações para a redução das tarifas. O governo brasileiro reafirmou sua disposição em manter o diálogo com os Estados Unidos para solucionar questões pendentes, em consonância com a longa e tradicional relação diplomática entre os dois países, que já soma 201 anos. A lista de produtos beneficiados pela suspensão da tarifa inclui itens como café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
Fonte: EBC


