Conexão Amazônica
GERAL

Roberto Cidade propõe retorno com segurança, do transporte fluvial no AM

Publicidade

O presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), sugeriu na manhã desta terça-feira, 9, o retorno do transporte fluvial no estado, aos mesmos moldes do que ocorreu com a volta das igrejas.

“O transporte fluvial é fundamental para as pessoas do interior e por isso, nós precisamos encontrar uma solução, da mesma forma que encontramos para as igrejas, seguindo todos os cuidados com o distanciamento, o uso de máscaras e o número reduzido de pessoas”, defendeu.

Roberto Cidade lembrou que o transporte fluvial, principalmente os expressos/ajatos e similares estão sem renda nenhuma e que existem embarcações trabalhando de forma irregular. Ele relatou ainda que esse modal é muito utilizado para viagens de passageiros do interior para a capital.

“Eu recebi vários pedidos porque muitas pessoas do interior precisam vir a capital para algum tipo de tratamento, principalmente de saúde, e essas pessoas estão ilhadas sem ter como sair, porque o transporte fluvial está suspenso e o aéreo é muito caro e nem todos tem condições de arcar com esse custo”, pontuou.

De acordo com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos, Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) ainda não há uma previsão para o retorno do transporte.

O transporte fluvial de passageiros foi um dos primeiros serviços a serem suspensos no estado, devido a pandemia do Covid-19, ainda em março. Ficou liberado apenas o transporte de carga e pessoas que estivessem retornando a suas cidades de origem.

Retorno dos voos da MAP

Ainda durante o pronunciamento, Roberto Cidade disse que a Comissão de Transporte vai acompanhar como será o retorno das atividades da MAP/Linhas Aéreas nos voos que atendem o Amazonas, previsto para o início e julho.

O parlamentar lembrou que a empresa estava prestando um serviço precário aos municípios do Amazonas e que teria a Audiência Pública, mas que foi cancelada devido a pandemia.

“Eu quero dizer que a comissão vai acompanhar e fiscalizar esse retorno. Eu estarei encaminhando um ofício para que a operadora nos informe como está o planejamento desse retorno. Porque várias vezes tivemos problemas com cancelamentos de voos, entre outros transtornos”, pontuou.

Foto: Evandro Seixas

Publicidade

Leia mais

AM lança edital para Programa de Regionalização da Merenda Escolar

Elaine Marques

Visa Manaus autua estabelecimento por fraude na validade de produtos, no bairro Nova Cidade

Elaine Marques

FAB manterá abertura parcial do espaço aéreo yanomami até maio

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais