Conexão Amazônica
GERAL

Brasil tem 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas, diz Conare

Publicidade

Comitê concedeu status de refúgio a 17,7 mil venezuelanos em 2020

para os Refugiados (Conare), colegiado formado por membros do governo e da sociedade civil, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), reconheceu a condição de refugiados de 17,7 mil habitantes da Venezuela em 2020. Hoje o Brasil soma 43 mil pessoas vivendo no país como refugiadas, o que garante acesso a serviços públicos de saúde e educação, por exemplo.

Conforme o Conare, dos 43 mil estrangeiros que deixaram sua pátria de origem em situações extremas, cerca de 38 mil são venezuelanos que deixaram o país por causa da crise econômica. “O país vizinho já foi considerado oficialmente pelo Conare como território assolado por grave e generalizada violação de direitos humanos e perseguição política, contexto que facilita o trâmite de concessão do status de refúgio em solo brasileiro”, diz nota do Conare.  

Segundo o Conare, o Brasil oferece aos venezuelanos duas vias de acesso ao território brasileiro. Uma é o refúgio; e a outra é a opção pela autorização de residência.

Para facilitar a solicitação dos pedidos o Conare adotou uma votação em bloco dos pedidos de refúgio e em janeiro reconheceu a condição de refugiado de 17 mil venezuelanos e, em abril, mais 700 crianças e adolescentes venezuelanos, cujos pais haviam solicitado o mesmo status para seus filhos, receberam o refúgio.Conforme o comitê, sem essa estratégia, o julgamento desses pedidos poderia levar mais dois anos.

*Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Edição: Aline Leal

Publicidade

Leia mais

Servidores da Prefeitura de Manaus participam de ‘competição do bem’ com doação de sangue

Elaine Marques

Planetário do Rio convida quem está de quarentena a fazer registros do céu pela própria janela

Elaine Marques

Prefeito David Almeida anuncia revitalização da praça Padre Pedro Vignola no bairro Cidade Nova

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais