Conexão Amazônica
GERAL

Seap recebe recursos da Justiça Federal do Amazonas para o combate ao coronavírus

Publicidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu da Justiça Federal do Amazonas, em atendimento a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recursos financeiros provenientes de penas pecuniárias para a aquisição de materiais a serem utilizados em ações e medidas de combate ao novo coronavírus.

Esse é o segundo repasse das penas pecuniárias (alternativas que substituem penas privativas de liberdade), para o sistema carcerário do Amazonas. Com vistas ao risco da Covid-19, uma resolução do CNJ incentivou a priorização da destinação dessas penas decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição dos equipamentos de limpeza, proteção e saúde.

Assim, com o recurso recebido, a Seap colocou em ação o projeto de montar, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), uma sala de esterilização das máscaras produzidas na unidade. Também foi realizada a compra de materiais como autoclaves, seladora, envelopes para embalagem das máscaras, mini-incubadoras, indicadores químicos e biológicos, água destilada e outros insumos necessários ao serviço.

Para o titular da pasta, coronel Vinícius Almeida, esses recursos vieram para somar em um momento de grande necessidade para a saúde do sistema carcerário. “A pandemia do novo coronavírus é uma preocupação imensa dentro do sistema prisional. Nesse sentido, todo e qualquer auxílio que pudermos unir para combater esse mal será bem-vindo e bem utilizado pela Seap”, afirmou o secretário.

Atualmente, já existem duas salas de esterilização, sendo uma no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e outra no Centro de Detenção Provisório de Manaus 2 (CDPM 2). Das quatro unidades prisionais que estão confeccionando máscaras, somente a Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) ainda utiliza as salas das outras unidades para esterilização das suas máscaras.

FOTO: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Monstruosidade: Padrasto joga bebê de dois meses em Igarapé na zona Norte de Manaus

elayne

Festa dos Visitantes: das toadas ao pagode, uma fusão de gêneros musicais será levada ao Bumbódromo

elayne

 Prefeitura de Manaus intensifica serviços de saúde para a população masculina no ‘Novembro Azul’ 

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais