Conexão Amazônica
GERAL

Produção de milho verde registra crescimento de 42% no Amazonas

Publicidade

No Amazonas, a produção de milho verde apresentou um crescimento de 42% em 2019, se comparado ao ano anterior. Em 2018, o estado produziu mais de 1,3 milhão de mãos (cada ‘mão’ equivale a 50 espigas) de milho verde e, no ano passado, a produção foi de 1,9 milhão. Esse aumento é resultado de investimentos do Governo do Amazonas em políticas públicas, resultando na adoção de tecnologias nas práticas de cultivo, distribuição de sementes e assistência técnica qualificada.

Em Presidente Figueiredo, por exemplo, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vem auxiliando os produtores rurais sobre quais tecnologias adotar, como conduzir o plantio e como aderir financiamentos para ampliação das áreas de cultivo.

É o caso do produtor rural José Luiz Damian, que trabalha há três anos com o cultivo de milho verde, na propriedade localizada no Km 39 da AM-240 (estrada de Balbina). Em 2019, ele conseguiu financiar um trator durante a Exposição Agropecuária (Expoagro), e hoje aumentou a área de cultivo, que antes era de 4,0 hectares, para 7,5 hectares.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Idam e coordenador do Projeto Estadual de Milho e Feijão-Caupi no Amazonas, Pedro Chaves da Silva, a utilização de sementes de boa genética, produtivas, arranjo espacial, manejo nutricional e fitossanitário (controle de pragas, doenças e plantas daninhas) realizados em todas as fases de cultivo e a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são fundamentais para o sucesso da lavoura.

Segundo o engenheiro agrônomo da Gerência de Crédito Rural do Idam, Orleidson Sales, que realizou a vistoria prévia para elaboração do projeto de financiamento, o produtor tem demonstrado aptidão para atividade. “O trator financiado contribuiu tanto no preparo de área e manejo do plantio quanto no escoamento da produção. Na propriedade, o produtor classifica e ensaca as espigas de milho verde que são enviadas para comercialização em Manaus”, destacou.

Tecnologia – O cultivo em sistema de irrigação possibilita a produção de milho verde durante o ano inteiro. Entre outras técnicas estão a utilização de sementes de boa genética, espaçamentos adensados dos plantios, uso de nutrientes minerais, correção e mecanização do solo, monitoramento e controle de pragas e doenças.

Segundo Pedro Silva, para este ano, a proposta do Idam é implantar na propriedade do produtor José Luiz, uma Unidade Demonstrativa de Feijão-Caupi como rotação de cultura e enriquecimento do solo, visto que a cultura é considerada uma leguminosa fixadora de nitrogênio no solo.

Distribuição de sementes – Em 2020, o Idam apoiou a distribuição de 25 toneladas de sementes de milho via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Sementes) gerenciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) para 27 municípios do estado.

Com a entrega dessas sementes, a estimativa de aumento da produção é de 70% para milho grão, equivalente a 2,6 mil toneladas, e de 30% para milho verde, com 150 mil mãos.

FOTOS: Divulgação/Idam

Publicidade

Leia mais

Pesquisa analisa relação entre isolamento social e doenças mentais

Elaine Marques

Cabelo fino e fraco? Pode ser sinal de envelhecimento; veja como prevenir

Elaine Marques

Feiras de Produtos Regionais da ADS funcionam até quarta e voltam no sábado, nesta semana 

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais