Conexão Amazônica
BRASIL

Brasil registrou mais de 10 mil casos suspeitos de sarampo este ano; 4 mil foram confirmados

Publicidade

Nos primeiros seis meses de 2020, mais de 10,3 mil pessoas tiveram suspeita de ter contraído o sarampo. Eles apresentaram febre, tosse, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo. Porém, dessas suspeitas, houve a confirmação de mais de quatro mil casos e o registro de quatro mortes. A maioria dos casos e mortes está concentrada no Pará. Os dados são do Ministério da Saúde.

Duas crianças do Pará, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo morreram devido à doença agora em 2020. Três desses menores não eram vacinados contra o sarampo.

Publicidade

Desde agosto de 2019, crianças de seis a onze meses devem tomar a dose zero da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Entre quatro e cinco anos, é necessário um reforço da dose.

Em março deste ano, o Ministério da Saúde promoveu campanha contra o sarampo para pessoas entre cinco e 19 anos. A meta era vacinar três milhões de pessoas. Mas ainda não há um balanço fechado dessa iniciativa. Porém, a pasta garante que em 2019, a cobertura vacinal para a doença chegou a 91%; no entanto, a meta é 95% das crianças menores de dois anos.

Adultos que não sabem se foram vacinados contra o sarampo na infância podem procurar um posto de saúde e receber a dose, como explica a infectologista, Eliana Bicudo.

Segundo a médica, o sarampo pode trazer complicações graves.

Em todo o ano passado, foram confirmados mais de 13 mil casos de sarampo em todo o Brasil e 15 mortes, a maioria no estado de São Paulo.

Já em 2018, foram mais de 10 mil casos e 12 óbitos. Nesse ano, o foco da doença era no Amazonas.

Lembrando que o sarampo voltou ao país justamente dois anos atrás pela região Norte com casos importados da Venezuela.

Foto: Divulgação

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Leia mais

Governo disciplina uso de aeronaves da FAB por autoridades

elayne

Prefeitura de Manaus trabalha na implantação de 100 metros de calçada no bairro Petrópolis

elayne

Prefeitura intensifica serviços de drenagem profunda na comunidade Fazendinha

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais